EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Hospital de Viana do Castelo entre os cinco melhores do país

Andrea Cruz

07 Novembro 2017, 23:57

Acessibilidade

Publicidade

A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) é uma das cinco melhores unidades hospitalares públicas do país. A lista acaba de ser revelada pela IASIST, uma empresa multinacional que conta com o patrocínio do Estado.

Segundo a notícia avançada esta terça-feira pela RTP, no top 5 dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estão, este ano, o Hospital de Barcelos, o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, o Centro Hospitalar do Porto, a Unidade de Saúde do Alto Minho e o Hospital de Braga, a única parceria público-privada (PPP) entre os primeiros cinco distinguidos.

A lista foi anunciada pela IASIST, uma empresa multinacional que disponibiliza aos prestadores de cuidados de saúde, financiadores e indústria informações de carácter clínico e económico fundamentais para melhorar a qualidade e a eficiência das organizações e serviços.

No área de evolução clínica, o Hospital da Prelada surge como o melhor, seguido do Hospital de Guimarães, do Hospital Fernando da Fonseca, Centro Hospitalar do Porto e da Unidade de Saúde do Nordeste.

 No total foram avaliadas mais de quatro dezenas de unidades. Para o ranking, que conta com o patrocínio oficial do Ministério da Saúde, foram tidos em conta fatores como a mortalidade e a eficiência. “São vários os indicadores pelos quais os hospitais foram avaliados. A primeira dimensão que avaliamos é a qualidade. Neste campo analisamos a mortalidade intra-hospitalar, complicações e readmissões”, explica João Completo, da IASIST Portugal.

“Depois, temos o grupo da adequação, onde avaliamos a cirurgia de ambulatório e a parte da eficiência com critérios como o tempo de internamento, os custos operacionais por doente padrão, o número de doentes por médico em tempo completo e o número de doentes por enfermeiro”, acrescenta.

Este é o quarto ano consecutivo em que a IASIST – empresa empresa multinacional que se dedica à realização de estudos de benchmarking – avalia o desempenho de 41 dos 50 hospitais públicos.

De fora do ranking ficaram os institutos oncológicos e os hospitais psiquiátricos pela sua especificidade.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Queima do Judas 2019
Rádio Alto Minho - +VERÃO (noticias)
Rádio Alto Minho - BLISQ CREATIVE – Soluções de Web design, Publicidade e Marketing
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - MCostas – Seat

Publicidade

Rádio Alto Minho - Foz na Brasa Rodízio (Noticias)
Rádio Alto Minho - Keyframe (notícias)
Rádio Alto Minho - Taqi
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

Siga-nos

Comentários

Publicidade