Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

Ponte de Lima lança 1ª residência artística de música medieval inspirada no Caminho português de Santiago

Rádio Alto Minho

15 Novembro 2017, 17:07

Acessibilidade

Publicidade

O caminho português até Santiago de Compostela, Galiza, vai dar o mote à primeira residência artística que a Câmara de Ponte de Lima vai promover, em dezembro, para dinamizar a música medieval.

Em comunicado, a Câmara de Ponte de Lima explicou que a iniciativa, que vai decorrer entre 19 e 22 de dezembro, “reunirá 11 músicos e musicologistas profissionais, oriundos de diversos países, sob direção artística de Maurício Molina da City University of New York e sob direção geral de Daniela Tomaz do Ensemble Med.

“Os músicos utilizarão instrumentos do período, trabalharão com a afinação medieval apropriada e cantarão em linha com as orientações da pronunciação deste período”, especifica o município.

A primeira residência artística dedicada à música medieval vai terminar dia 22 de dezembro, às 21:30, com a estreia de um concerto na Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Segundo aquela autarquia, trata-se de “um projeto artístico pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o meio artístico nacional, em parceria com o meio artístico internacional”.

Tem ainda como objetivos, segundo o município, “a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais medievais e do património tangível que, neste caso, é o cenário da Igreja Matriz de Ponte de Lima, de raiz românica”.

Intitulada I Encontro de Música Medieval “Caminho Português de Santiago”, a residência artística terá uma periodicidade anual, para dinamizar aquele estilo musical.

O tema escolhido para a primeira edição – “Na Rota do Peregrino” – pretende “associar o município de Ponte de Lima ao estudo e reconstrução das canções e danças interpretadas pelos peregrinos no período medieval, que constituíam uma importante fonte de atividade musical entre os séculos XI e XIV, numa celebração das rotas de peregrinação europeias, desde Jerusalém, Roma, Conques, Salas, Limoges, Montserrat, Canterbury e particularmente Santiago de Compostela, da qual Ponte de Lima sempre fez parte”.

O I Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago” é promovido pela Câmara de Ponte de Lima, em parceria com O Corvo e a Raposa – Associação Cultural, com produção do Teatro Diogo Bernardes e apoiado pela Direção Regional de Cultura do Norte e pelo Conselho Paroquial de Ponte de Lima para os Assuntos Económicos.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade