Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

SCV recebe 1º “Acampamento de Surf Adaptado para Pessoas com Deficiência” da Europa

Rádio Alto Minho

25 Abril 2017, 18:31

Acessibilidade

Publicidade

O Surf Clube de Viana é o anfitrião do primeiro “Acampamento de Surf Adaptado para Pessoas com Deficiência” (Adaptive Surfing Camp for People with an Impairment) da Europa.

O projeto pioneiro de inclusão social está a decorrer deste o último domingo e irá prolongar-se até à próxima sexta-feira. Este projeto europeu, composto ainda por mais dois acampamentos e um seminário, visa a partilha de boas-práticas nesta matéria com o intuito de estas serem cada vez mais decisivas para a inclusão social. Segundo Marioma Masdemont, da associação organizadora, o SCV, devido às suas credenciais, é a melhor entidade para acolher esta primeira iniciativa.

O Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo e a Praia do Cabedelo, ambos com condições excelentes para o surf adaptado, são os espaços privilegiados do acampamento de estreia deste projeto europeu, cofinanciado pelo Programa Erasmus+ Sport da Comissão Europeia, que junta nesta partilha de experiências Portugal, Espanha e Itália. O seu programa centra-se em atividades de surf adaptado e workshops temáticos, prolongandose até à próxima sexta-feira.

Para Marioma Masdemont, da Play&Train (associação catalã organizadora do projeto), “o que se pretende é combinar as forças de trabalho de todos os participantes e daí retirar as melhores práticas com vista a, através do desporto e em particular do surf, promover a inclusão social”.

Para este acampamento inicial, em Viana do Castelo, Marioma Masdemont tem expetativas altas: “registar um grande número de participantes com incapacidade e haver um forte e rico intercâmbio de experiências entre os participantes dos vários países que conduzam ao fomento mais generalizado da prática do surf adaptado”.

A associação Play&Train, que tem uma vasta experiência em desporto adaptado, de momento, também está a trabalhar na definição dos requisitos de enquadramento necessários a que o surf venha também a ser uma modalidade paralímpica.

Neste acampamento, o Surf Clube de Viana conta com a participação da APPACDM, da Iris Inclusiva e da Mobilitas, bem como com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Estão ainda previstos, a acontecer nas Canárias, mais dois acampamentos de surf adaptado e ainda o “Primeiro Seminário Europeu de Surf Adaptado”.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade