De 4 a 11 de agosto! Festas de Nossa Senhora da Lapa regressam a Arcos de Valdevez
31 Julho 2024, 10:05
Município arcuense acolhe, ao longo de oito dias, milhares de visitantes para celebrar a cultura, as tradições, a religiosidade e a gastronomia.
Cada dia do evento apresenta uma temática.
Assim, o dia 4 de agosto, domingo, o Dia do Folclore, tem como principal destaque o Festival Folclórico “Terras de Valdevez”, no Anfiteatro do Trasladário, às 22h00.
No dia seguinte é dedicado aos cantares ao desafio, com um espetáculo onde marcam presença vários dos melhores cantadores do Minho, agendado para as 22h00, no Anfiteatro do Trasladário.
O terceiro dia de festa, 6 de agosto, é o Dia do Emigrante. Às 22h00, a banda Ympério Show anima a Festa do Emigrante no Parque de Estacionamento Augusto Cristina.
A 7 de agosto, Arcos de Valdevez assinala o Dia do Mundo, com o Festival Folclórico “O Mundo a Dançar”.
O Dia da Música, 8 de agosto, conta com o concerto dos The Gift, às 22h30, no Anfiteatro do Trasladário. Às 00h30, arranca mais uma edição do Festival Ínsua do Vez, que se estende até ao dia 11.
No dia 9, às 21h30, decorre o Cortejo Etnográfico nas ruas da vila arcuense e, às 23h30, há Rusgas Populares no Anfiteatro do Trasladário.
O dia 10 de agosto, sábado, é um dos dias mais preenchidos do evento, com grupos de bombos a percorrer a vila durante a manhã e o início da tarde. Às 18h00, decorre o jogo de apresentação do Atlético dos Arcos frente ao Salgueiros, no Municipal da Coutada; à noite, a partir das 22h30, realiza-se a Festa do Rio com Barcos Alegóricos, um espetáculo sobre o tema “Viagem por Portugal”. O espetáculo de fogo de artifício, agendado para a 01h00, encerra o penúltimo dia de festa.
O último dia é dedicado a Nossa Senhora da Lapa, com a Eucaristia em sua honra, que se realiza às 17h00 na Igreja da Lapa, seguida da Solene Procissão, às 18h00. À noite, há música e o habitual fogo de artifício, que encerra as festas concelhias.