Feira de Artesanato dá início à Romaria d’Agonia com meia centena de artesãos vianenses
07 Agosto 2024, 10:34
Meia centena de artesãos vianenses participam este ano na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia, que abre já na sexta-feira, em simultâneo com o Posto de Informação sobre a festa, que terá uma construção da Procissão ao Mar em LEGO® com seis metros de comprimento e um “Cabeçudo Intercultural” criado por vários alunos.
A feira, que decorre como habitualmente no Jardim Público da cidade, vai funcionar de 09 e 22 de agosto e antecede o início da Romaria d’Agonia, estando reservada apenas a artesãos do concelho de Viana do Castelo, incluindo na área da gastronomia, alguns a trabalhar ao vivo no recinto.
“É uma feira de artesanato de Viana do Castelo, feita pelos nossos artesãos, para mostrar o que de melhor temos e fazemos. Essa é a nossa aposta”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, entidade promotora da Romaria d’Agonia.
Também na sexta-feira, 09 de agosto, o edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, reabre como Posto de Informação sobre a Romaria d’Agonia, que vai decorrer de 14 a 22 de agosto na cidade. No local será possível encontrar, além de toda a informação sobre a festa, uma exposição que representa a Procissão ao Mar feita com milhares de peças de LEGO® até ao mais pequeno detalhe, de seis metros de comprimento, feita por Dioniso Gomes, natural de Sesimbra, filho de um pescador e de uma vianense.
“São cerca de 30 mil peças que retratam a Procissão ao Mar, que construí sozinho ao longo de dois anos. Uma das embarcações representadas na exposição é do meu pai e que habitualmente participa na Procissão ao Mar, a ‘Estrela do Oceano’”, explicou Dionísio Gomes, técnico de eletrónica naval.