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Causas e Efeitos da Virtualização do Entretenimento

Rádio Alto Minho

15 Outubro 2024, 12:12

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O que já evoluiu e o que ainda está por evoluir neste mundo cada vez mais virtual?

Nesta era virtual, as pessoas estão cada vez mais ligadas à internet. Os utilizadores passam cada vez mais tempo online. Agora, quase tudo pode ser feito pela internet e muitos preferem assim, pois acreditam que se torna mais cómodo e prático na hora de executar certas tarefas do dia a dia. Acredita-se que num futuro não muito distante, a virtualização do entretenimento avançará a tal ponto que certas atividades deixarão de ser feitas de forma presencial.

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De facto, o que pode parecer assustador para alguns é estimulante para outros, sobretudo para aqueles que utilizam a internet como forma de entretenimento. Para estes, a expectativa é grande, afinal, com o intuito de ter um momento só para si e quebrar a rotina diária, estão sempre à procura de novas possibilidades. Em relação a isto, a internet oferece uma infinidade de possibilidades de entretenimento aos utilizadores. Uma simples pesquisa já é uma ação que entretém, não é verdade?

Tipos de entretenimento virtual

Ao navegar pela internet, o utilizador pode assistir ao concerto ao vivo da sua banda favorita, ver um filme, ler um livro, aceder a uma rede social, participar num chat de grupo, entre tantas outras atividades, como jogar, por exemplo. E relativamente a este tipo de entretenimento online, há, sem dúvida, muitos utilizadores que o colocam em primeiro lugar. Estima-se que mais de 20% da população portuguesa que utiliza a internet tem o hábito de jogar online.

De olho neste número, o mercado de gambling online tem vindo a ganhar o seu espaço. A indústria de casinos online em casinoemportugal.com cresce de forma exponencial. Além dos jogos, estas páginas da internet também oferecem apostas desportivas online. É possível afirmar que este tipo de entretenimento se transformou em algo comum para os utilizadores portugueses que estão cada vez mais ligados à internet.

Faixa etária dos portugueses que jogam online

Em números, a quantidade de utilizadores da internet que possuem o hábito de jogar online chega a quase dois milhões de portugueses, ou seja, uma em cada cinco pessoas, mais ou menos. Vale a pena destacar que este número representa indivíduos com mais de 15 anos de idade. Com base nesta peculiaridade, foi possível identificar que jovens entre os 15 e 24 anos representam 49,2% deste total. A população mais velha corresponde a 3,1%.

Entretenimento online favorito dos utilizadores

As redes sociais estão entre os tipos de entretenimento virtual mais utilizados pelos portugueses. O Instagram é o primeiro desta listagem. Na sequência estão o Whatsapp, o Facebook e o Youtube. Entretanto, mesmo estando em terceiro lugar, cerca de 90% dos utilizadores portugueses com perfil nas redes sociais possuem Facebook. Portanto, esta rede tem o maior número de pessoas registadas em Portugal.

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Ainda neste contexto, ficamos a saber que além dos utilizadores físicos, as empresas também utilizam as redes sociais para divulgar as suas marcas e vender os seus produtos. Tendo como referência a indústria de gambling online para esta reflexão, isto é o que os sites de casino fazem ao divulgar o seu conteúdo nessas plataformas, oferecendo os seus jogos e mercados de apostas.

Entretenimento móvel

Estamos a viver na era dos telemóveis e de outros tipos de dispositivos móveis. Pode ser difícil de acreditar, mas chegámos ao ponto em que há mais smartphones do que pessoas em Portugal. Ao levar em consideração outros tipos de aparelhos smart, o número de dispositivos face aos seres humanos aumenta ainda mais, afinal, um indivíduo pode ter mais de três tipos de aparelhos distintos para se ligar à internet.

Para além do telemóvel

Ou seja, além de ter pelo menos dois smartphones, uma pessoa pode ter um tablet e um portátil para aceder à internet.

Quebra de paradigmas

As pessoas podem desfrutar do mundo virtual quando bem entenderem e de onde estiverem. Esta atemporalidade é uma das principais virtudes do mundo virtual. Em termos de entretenimento, o ambiente online permite que os utilizadores tenham uma forma de passar o tempo ocioso em qualquer circunstância. Por outras palavras, já não há tédio aquando se espera na sala do consultório médico ou no check-in do aeroporto antes de embarcar numa viagem.

Os efeitos da virtualidade sobre o entretenimento

A verdade é que este processo não tem como regredir, pois os recursos tecnológicos tendem apenas a avançar. Isto quer dizer que novas formas de entretenimento online irão surgir e a maneira com a qual o utilizador interage com uma determinada atividade será muito mais responsiva. Muitas pessoas já entenderam este processo e passaram a interessar-se por um tipo de entretenimento mais imersivo e dinâmico, como é o caso da realidade virtual.

Assim sendo, como efeito destes avanços tecnológicos, é possível esperar o desenvolvimento de produtos muito mais realistas e interativos. Pode ser que no futuro, em vez de uma videochamada, as pessoas possam interagir umas com as outras através de hologramas. Além disso, com a evolução da realidade virtual, o jogador será transportado para dentro do jogo e poderá interagir com os personagens com mais naturalidade. Estas são apenas hipóteses. Portanto, resta-nos esperar para ver.

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