Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cerveira de luto pela morte do empresário Luís Videira

Rádio Alto Minho

22 Janeiro 2025, 12:59

Acessibilidade

Publicidade

Morreu, na terça-feira, aos 83 anos, Luís Videira, empresário natural da freguesia de Cornes, concelho de Vila Nova e dono da Quinta Valenciana, em Fernão Ferro, concelho de Seixal, distrito de Setúbal.

A informação foi avançada, em comunicado, pela autarquia de Vila Nova de Cerveira.

“Natural da freguesia de Cornes, concelho de Vila Nova de Cerveira, Luís Augusto Esteves Videira faleceu esta terça-feira, aos 83 anos, em Lisboa, deixando um enorme vazio e saudade para quem o conhecia e lidava diariamente, perpetuando-se o seu arrojado caráter empreendedor, a generosa entrega ao associativismo e o grande espírito de beneficência”, lê-se na nota.

“Com trabalho e perseverança, tudo se alcança”. Assim, foi a história de vida de Luís Augusto Esteves Videira que partiu de comboio rumo a Lisboa para trabalhar com apenas 13 anos de idade. Ao chegar a Santa Apolónia apenas levava um lenço branco na mão para ser identificado pelo seu primeiro patrão, proveniente da Galiza e dono de uma churrasqueira, onde esteve durante 10 anos.

“Cumprido o serviço Militar no Montijo no ramo da Força Aérea, Luís Augusto Esteves Videira começou a trabalhar como encarregado na Cervejaria Gôa para um patrão Minhoto. Um ano mais tarde, em 1965, após contrair matrimónio com a cerveirense Maria Teresa Teixeira Gonçalves Videira, os dois tornaram-se responsáveis pelo Restaurante “A Valenciana”, propriedade do mesmo patrão. Pela sua dedicação e inovação, fez crescer o negócio, sendo reconhecido e convidado para integrar a sociedade em 1970 e da qual acabou por ser o sócio maioritário e gerente da empresa”, descreve o município.

Em 1978 atravessou o Tejo, adquiriu uma Quinta e construiu um empreendimento: a Quinta Valenciana, inaugurada em 1983, com várias salas para eventos, onde se realizam almoços de várias casas regionais, muitas delas do Alto Minho, nomeadamente, a Casa Cerveirense em Lisboa, fazendo parte dos corpos sociais há 15 anos, ocupando o cargo de Vice-Presidente da Mesa da Assembleia.

Sempre com empenho, orgulho e nunca esquecendo as suas origens, Luís Augusto Esteves Videira foi ajudando a aldeia que o viu nascer (Cornes) com inúmeros atos de beneficência em prol do bem-estar coletivo, nomeadamente na doação de um terreno para construção de um largo, onde se realizam as Festas da Freguesia de Cornes e servindo também como espaço de apoio ao estacionamento da Igreja Paroquial de São Pantaleão de Cornes.

No ano de 2000, investiu no Mundo dos Vinhos, tendo uma grande propriedade onde se produz o Vinho “Casal Videira”, com uma adega instalada no concelho de Vila Nova de Cerveira.

“Perante o exposto, o Município de Vila Nova de Cerveira reconheceu, em 2020, o papel e a ação de Luís Augusto Esteves Videira no âmbito do empreendedorismo, determinante para o tecido empresarial e comercial do concelho, atribuindo a Medalha de Mérito Grau Ouro”, refere.

“Na dolorosa despedida, o Município de Vila Nova de Cerveira endereça as mais sinceras condolências à família, amigos e a todos os que tiveram o privilégio de partilhar momentos com Luís Videira, e agradece o trabalho e o mérito com que sempre e tanto dignificou o nome de Vila Nova de Cerveira”, acrescenta o comunicado.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Camitintas

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Motriviana – CLÍNICA
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Feelseg

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade