.
O design sonoro tem um papel muito importante na questão da experiência, da emoção, e da alegria sentida pelos jogadores, tanto nos jogos tradicionais quanto nos iGame, a indústria que cada dia fica mais impressionante e procurada. Engenheiros de som fazem um trabalho bem minucioso, caprichando em cada detalhe para que a trilha fique tão perfeita possível, moldando e formando paisagens musicais para qualquer cenário. Com tantas mídias competindo entre si, a qualidade de cada detalhe importa. Várias empresas, das mais tradicionais às mais modernas e atuais, como a Golden Panda, por exemplo, investem muito dinheiro em tecnologia a fim da aprimoração da experiência sonora, uma prova séria que a importância do áudio não fica atrás da dos gráficos.
No desenvolvimento de um jogo, os técnicos e desenvolvedores, logo de cara, criam paisagens sonoras que combinam bem, cada um variando o quanto preciso para combinar bem com o título. Por exemplo, em um jogo de corrida, o trovão dos motores deve ser impactante e realista. Por outro lado, em um jogo de suspense, há mais sons sutis e aterrorizantes, trabalhando juntos para criar um ambiente assustador. O foco no ambiente faz o jogador se conectar mais emocionalmente ao jogo, ficando imerso na tecnologia.
Bem como os jogos tradicionais, os iGames também focam em ambientação, mas mais especificamente no conjunto da obra – se o jogo tem bons gráficos, qualidade sonora e bons prêmios. O objeto aqui é engajamento com o jogador, com objetivo de causar empolgação e que o usuário prolongue o seu tempo no jogo. Vários barulhinhos, como os de moedinhas se espalhando em ganhos são projetados a fim de gerar sentimentos de recompensa instantânea. Há estudos apontando que estímulos auditivos impactam diretamente no comportamento do jogador; ou seja, influenciam suas decisões e seguram a atenção por até mais tempo.
Apesar da ambientação que os efeitos sonoros criam, a música que os acompanha é uma faceta imensamente importante para a identificação do jogo. Com frequência, as músicas se tornam reconhecidas mundialmente, requerendo que as empresas registrem-nas. Assim, nos jogos de cassino, o objetivo é que as musiquinhas sejam repetitivas, mas não irritantes, dando a sensação de conforto e familiaridade com a plataforma. Desde os instrumentos usados até o volume do áudio, é tudo projetado e calculado para manter a sensação de relaxamento, alegria, e sossego que a pessoa associa com o iGame.
Com o avanço da tecnologia, também há mais possibilidades de criação de áudio nos jogos. Utilizando sons dinâmicos, um engenheiro pode fazer com que uma máquina acompanhe os altos e baixos do jogo, seguindo a interação do jogador. Um bom exemplo é que alguns jogos utilizam áudio 3D hoje em dia, simulando a localização da origem dos sons para o jogador. Assim quem está jogando consegue se posicionar e evitar golpes de ataque. Na questão de iGames, o uso pode ser menos pronunciado, porém ainda contribui para uma experiência mais realística e emocionante.
Algo importante que os engenheiros devem considerar é que nem todo mundo consegue ouvir bem. Assim, eles incluem medidas nos jogos, tais como feedback tátil sincronizado com o áudio, variações de frequência, e legendas detalhadas. Desta forma, os engenheiros garantem que as músicas e os sons sejam inclusivos, proporcionando que todo mundo possa aproveitá-los do seu próprio jeito. Isso tanto para apreciadores de jogos tradicionais, quanto para os de iGames.
Mas os engenheiros de som não podem criar os jogos sozinhos. Colaboração entre eles e os outros profissionais de desenvolvimento é imprescindível para que jogos de qualidade sejam criados. Colaborando assim, os engenheiros garantem que o áudio fique alinhado com a visão total do jogo. Colaboração entre os profissionais faz com que os jogos em si, para que as trilhas sonoras e áudios sejam coesos. Assim, o resultado é um jogo de qualidade, que cumpre com o projeto inicial.
Não se pode negar o impacto imenso que o design sonoro tem nos jogos de iGames. Influenciando os vários aspectos dos jogos, de jogabilidade a ambientação, eles ajudam a contribuir para o sucesso comercial e social de um projeto. Empresas que não esquecem sobre a importância do áudio nos seus jogos têm maior chance de gerar experiências inesquecíveis, se destacando no mercado, e nos corações de gerações. Conforme a marcha da tecnologia avança, podemos apenas esperar coisas ainda mais interessantes no futuro, melhorando ainda mais a jogabilidade e tornando os jogos ainda mais empolgantes e imersivos ao público.