Daniela Melchior sobre “Viana A Lenda dos Corações de Ouro”: “Está digno de prémios”
06 Fevereiro 2026, 12:57
O cinema português de 2026 terá como grande destaque o filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”, que reúne Daniela Melchior, Luke Newton e Diogo Piçarra. Inspirada na lenda de amor de Viana do Castelo, a longa-metragem combina aventura, comédia, romance e música, incluindo elementos icónicos da cidade, como o Santuário do Monte de Santa Luzia, o chafariz e o coração de filigrana.
Daniela Melchior, que dá voz à princesa Ana, afirmou recentemente, ao Sapo, que o filme “está digno de prémios” e que “pode ser o melhor filme de animação.”
Produzida pela Watermelon, com um orçamento de 15 milhões de euros e apoio do ICA e do Fundo de Apoio ao Turismo e Cinema, a animação estreia no final de 2026. Com 100 minutos de duração, acompanha Ana, princesa vianense, e Thomas, um jovem artesão, num romance ambientado nas paisagens do Minho, com forte componente musical e homenagem às tradições portuguesas.
Na versão internacional, Thomas é interpretado pelo britânico Luke Newton (Bridgerton), enquanto na adaptação portuguesa a voz é de Diogo Piçarra. O elenco nacional inclui ainda Melânia Gomes, Pepê Rapazote, Vasco Palmeirim e Nuno Markl.
O filme é realizado por Rodrigo Carvalho e produzido por Rui Miranda, cofundador da Watermelon Productions. Contará com 143 personagens, mais de 10 mil objetos animados e uma banda sonora de Simon Wadsworth, gravada por uma orquestra de 50 músicos, incluindo cinco canções originais.
























