José Maria Costa garante que vai criar “todas as dificuldades possíveis” à prospeção na Serra d’Arga
13 Junho 2019, 23:14
José Maria Costa garantiu esta quinta-feira, durante a reunião camarária que irá colocar "todas as dificuldades possíveis" à prospeção de minerais na Serra d'Arga.
“O que posso dizer é que vamos criar muitas dificuldades, tudo o que a lei nos permitir”, afirmou.
O autarca socialista, que respondia à interpelação de Carlos Seixas, munícipe e porta-voz do SOS Serra D’Arga, movimento recém-criado em defesa daquela zona, no período aberto ao público da reunião camarária de hoje, explicou que a “competência de licenciamento” não é da Câmara Municipal que, na deliberação que emitiu em 2016, “colocou muitas restrições à prospeção de minerais”.
“Tudo o que podemos alegar colocámos lá, dentro da lei. O executivo municipal vai colocar todas as dificuldades que puder porque há outros valores mais importante para a serra e para os quais estamos a trabalhar, em conjunto, com outros dois municípios do distrito”, sustentou.
O autarca especificou que Viana do Castelo, em parceria com as Câmaras de Caminha e Ponte de Lima está a “trabalhar na classificação da Serra d’Arga”.
“Com esta classificação conseguiremos, de certa forma, impedir essa prospeção”, referiu.
Em causa está o projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora”, apresentado publicamente em abril pelas Câmaras de Viana do Castelo, Caminha e Ponte de Lima.





















