EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

CAMINHA: Investimento de 5ME para alavancar instituições de solidariedade do concelho

Rádio Alto Minho

15 Julho 2022, 11:13

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Caminha anunciou hoje que espera alavancar um investimento de cinco milhões de euros que vão beneficiar diretamente a população sénior do concelho, através da recuperação e requalificação de infraestruturas de instituições de solidariedade social do concelho.

Segundo o presidente da Câmara de Caminha, o socialista Miguel Alves, o concelho “afirma-se pela capacidade de atração de investimento em várias áreas, também no apoio a idosos ou cidadãos com mais necessitados de apoio”.

“Neste momento, a expetativa que temos é de que, até ao final do ano, pelo menos seis instituições do concelho possam alavancar um investimento superior a 5 milhões de euros nas áreas das residências para idosos, apoio domiciliário, centro de dia e também apoio à deficiência. É um trabalho invisível, mas absolutamente fundamental que só acontece pela sintonia perfeita entre os objetivos das instituições e do Município”, destacou o edil à margem de uma visita às obras da Casa de Repouso da Confraria do Bom Jesus dos Mareantes.

Esta infraestrutura está a ser alvo “de uma profunda intervenção, num investimento de 1,6 milhões de euros”.

Segundo a autarquia a obra nos Mareantes vai permitir “a requalificação e ampliação do equipamento, que tem atualmente 63 utentes” e estima-se que as obras vão durar dois anos.

“Contribuímos para que se pudesse arranjar uma solução de financiamento robusta e capaz de alavancar
a obra e continuamos disponíveis para todas as soluções que estão ao nosso alcance”, referiu o edil caminhense.

Já a diretora geral do lar, Cristina Malhão, frisou que “haverá uma parte nova e os utentes serão transferidos
para os novos quartos logo que estejam prontos, libertando outras áreas que também serão intervencionadas”.

Recorde-se que um passo importante foi dado esta semana, através programa PARES, que garantiu apoio ao investimento em três equipamentos sociais no concelho de Caminha, no montante de 2.4 milhões de euros.

O financiamento em causa vem beneficiar precisamente a Casa de Repouso da Confraria do Bom Jesus dos
Mareantes, em Caminha, mas também a reestruturação do Centro Bem Estar Social de Seixas (neste
momento com 58 utentes) e ainda a implementação de um Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), em Vila Praia de Âncora, cujo concurso público já foi lançado pela Associação Portuguesa
de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM).

Há por outro lado, outros investimentos previstos na área social, designadamente no Centro Social e Cultural de Vila Praia de Âncora e projetos para as freguesias de Riba de Âncora e Gondar, estando aqui em causa um projeto comunitário que visa apoiar famílias da aldeia.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade