Parceria interinstitucional une IPSS’s para negociar com fornecedores e partilhar recursos
07 Julho 2023, 17:15
Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Carlota Borges, vereadora da Coesão Social, e D. João Lavrador, Bispo da Diocese, marcaram presença na formalização do Protocolo de Cooperação que agrega o Centro Paroquial e Social de Lanheses, a Casa Sacerdotal da Diocese de Viana do Castelo e o Centro Paroquial e Social de Fornelos num horizonte de desenvolvimento conjunto.
Numa parceria pioneira e preocupadas com a qualidade do trabalho social e solidário que desenvolvem e em resposta aos cada vez mais exigentes desafios financeiros quotidianos, estas IPSS decidiram agrupar-se na persecução de objetivos partilhados: incremento da sustentabilidade económica, através de um maior poder de negociação junto de fornecedores comuns; desenvolvimento de práticas incrementais de transparência; partilha de boas práticas e recursos; e promoção de uma real aproximação entre instituições, potenciando um verdadeiro trabalho em rede e a sua continuidade.
Esta iniciativa agrega, numa primeira fase, as três instituições, mas estará aberta a outras IPSS ou organizações conexas que comunguem dos mesmos objetivos.
Nas instalações do Centro Paroquial e Social de Lanheses, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo reconheceu o trabalho valioso que as IPSS’s promovem diariamente, afirmando que “somos todos parceiros com o mesmo objetivo de servir os nossos concidadãos”.
Luís Nobre revelou estar “muito orgulhoso” por ver as instituições locais “a unirem-se a e tomarem a liderança neste projeto”, reconhecendo a “amplitude quase infinita desta parceria” e destacando a partilha de recursos como uma enorme mais-valia.
Já D. João Lavrador elogiou igualmente a “capacidade” destes três IPSS’s se unirem para um trabalho em equipa “em prol da comunidade e beneficiando as próprias instituições”. “É nas pontes, nas relações e no diálogo que encontramos as soluções”, afirmou, valorizando ainda o facto de este protocolo “ajudar à transparência”.
O diretor executivo do Centro Paroquial e Social de Riba Lima, Vasco Araújo, indicou que esta ideia “começou a germinar há dois meses“, quando começaram a perceber que seria possível fazer um melhor trabalho com união de esforços.
Realçou que esperam que esta parceria a três “possa vir a ser alargada”, já que esta parceria “não vai trazer nenhum encargo adicional nem aumento de recursos humanos”, correspondendo apenas a uma “união de esforços e otimização de recursos” para que as dificuldades possam ser atenuadas.





















