EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Arcos de Valdevez e Viana do Castelo distinguidos nos Prémios de Sustentabilidade

Rádio Alto Minho

03 Novembro 2023, 19:11

Acessibilidade

Publicidade

Os municípios de Arcos de Valdevez, na categoria de Dinâmicas Municipais, e de Viana do Castelo, com uma menção honrosa, foram distinguidos nos Prémios ODSlocal, atribuídos pela Plataforma ODSlocal. A cerimónia realizou-se no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, na tarde desta sexta-feira, e contou com a participação de diversos autarcas nacionais.

Foram anunciados esta sexta-feira, em Viana do Castelo, os vencedores dos Prémios ODSlocal, atribuídos pela Plataforma ODSlocal. Esta iniciativa visa promover as boas práticas de sustentabilidade, distinguindo os municípios e outras entidades relevantes pelo seu contributo, ao nível local, para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

Os Prémios foram entregues no decorrer de uma cerimónia que contou com o Alto Patrocínio do Presidente da República e com a participação de Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), de Artur Santos Silva, curador da Fundação ”la Caixa”, e de André Moz Caldas, Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

Nesta 3.ª edição da iniciativa, foram atribuídos oito Prémios ODSlocal, que incluem as seguintes categorias:

Na categoria Projetos Locais para os ODS, desenvolvidos pela sociedade civil, houve três vencedores. Na dimensão Planeta, a Associação VERDE, conquistou o prémio com o projeto “Carbono Diverso”, no município de Lousada.

O município de Lisboa arrecadou dois prémios: Na dimensão Pessoas, o prémio foi atribuído ao projeto “Escola de Mãe”, da IPSS Ajuda de Mãe. O prémio na dimensão Prosperidade coube à Cooperativa Rizoma com o projeto “Rizoma Cooperativa Integral – Mercearia comunitária autogerida”.

O projeto pioneiro “Carbono Diverso”, do município de Lousada, é o primeiro projeto de compensação de carbono em Portugal que preserva as árvores de grande porte e investe no restauro ecológico e plantação, estabelecendo efeitos multiplicadores e gerando um ciclo virtuoso de impactos ambientais.

Por seu lado, “Escola de Mãe” é um projeto que reflete a qualidade do trabalho da instituição e o potencial de transformação social, gerando impactos concretos na vida das pessoas, nomeadamente apoiando grávidas/mães adolescentes, e intervindo na prevenção do abandono escolar.

Finalmente, em “Rizoma Cooperativa Integral”, destaca-se o empreendedorismo desta iniciativa cidadã coletiva que combina sustentabilidade, saúde, produção local, solidariedade e cidadania, e evidencia o carácter inovador e inclusivo nas formas de trabalhar, com o envolvimento direto dos membros da comunidade para encontrar soluções participadas para problemas prementes.

Na categoria Práticas Municipais para os ODS distinguiram-se cinco vencedores. Na subcategoria Boa Prática Individual 2023, os prémios foram para o município do Seixal com a iniciativa “Seixal Saudável”, e para o município de Loulé com a iniciativa “Aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira”.

A iniciativa “Seixal Saudável” é um projeto que cria, desenvolve e avalia dinâmicas positivas de saúde, no qual todos participam num espírito de parceria, cooperação e cidadania, envolvendo diversas instituições do concelho do Seixal.

O “Aspirante Geoparque Algarvensis Loulé-Silves-Albufeira” posiciona-se como aspirante a Geoparque Mundial da UNESCO e trata-se de uma área territorial com um património geológico de grande relevo a nível nacional e internacional, aliado a uma estratégia de geoconservação e a um conjunto de políticas de educação e sensibilização ambiental, envolvendo as escolas e comunidades locais.

Os três vencedores da subcategoria Melhor Conjunto de Boas Práticas são os municípios de Matosinhos, Torres Vedras e Loulé. A Plataforma ODSLocal atribuiu ainda duas menções honrosas ao município de Mafra e ao município de Viana do Castelo.

Foram ainda entregues os Selos ODSlocal, certificação que distingue os municípios signatários da versão avançada da Plataforma ODSlocal que evidenciam um elevado grau de compromisso com a sustentabilidade local, em duas categorias:

Na categoria de Desempenhos Municipais foram atribuídos 10 selos aos municípios de Angra do Heroísmo, Guimarães, Campo Maior, Oeiras, Castelo de Vide, Sousel, Cascais, Alter do Chão, Monforte e Arronches – que revelaram desempenhos de topo nos indicadores do Portal ODSlocal, apresentando as melhores pontuações globais.

Na categoria de Dinâmicas Municipais houve 10 vencedores, sendo distinguidos os municípios de Angra do Heroísmo, Guimarães, Campo Maior, Oeiras, Lagoa (Açores), Matosinhos, Mértola, Torres Vedras, São João da Pesqueira e Arcos de Valdevez, – que se distinguiram pela apresentação das dinâmicas de evolução mais positivas nos indicadores do Portal ODSlocal.

A cerimónia de entrega de prémios ODSLocal decorreu no âmbito da conferência dedicada ao tema “Das Metas às Soluções”, que contou com a intervenção de Marta Garcia-Haro, gestora Sénior da SDSN a nível Internacional, que partilhou exemplos inspiradores sobre o que está a ser realizado em cidades e comunidades do Sul da Europa.

Este evento contou ainda com a participação de presidentes e vice-presidentes de várias autarquias do país, bem como Júlia Seixas, pró-Reitora de Sustentabilidade da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e membro do Conselho Diretivo da rede SDSN em Portugal, João Ferrão, Coordenador da Plataforma ODSlocal, Luísa Schmidt, investigadora do ICS-ULisboa, Lia Vasconcelos, investigadora do MARE-Nova, David Avelar, fundador da 2adapt, e Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, além de outros responsáveis de câmaras municipais.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - adam

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade