Luís Montenegro foi indigitado primeiro-ministro durante a madrugada, depois de os votos da emigração terem ratificado a vitória da AD nas eleições.
Tendo o Presidente da República procedido à audição dos partidos e coligações de partidos que se apresentaram às eleições de 10 de março para a Assembleia da República e obtiveram mandatos de deputados, tendo a Aliança Democrática vencido as eleições em mandatos e em votos, e tendo o Secretário-Geral do Partido Socialista reconhecido e confirmado que seria líder da Oposição, o Presidente da República decidiu indigitar o Dr. Luís Montenegro como Primeiro-Ministro”, justifica o chefe de Estado, numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, cerca das 00h20.
O líder da AD irá apresentar a composição no XXIV Governo no dia 28 de março e a tomada de posse será a 2 de abril.
Num discurso já depois da meia-noite, o primeiro-ministro indigitado anunciou que irá apresentar a composição no XXIV Governo no dia 28 de março e a tomada de posse será a 2 de abril.
Montenegro vai a Bruxelas esta quinta-feira já como primeiro-ministro indigitado para se encontrar com a presidente da Comissão Europeia e com o Partido Popular Europeu (PPE).