Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

216 atletas de 5 países disputam em Viana do Castelo a IX Regata Internacional Centro de Mar

Rádio Alto Minho

14 Março 2023, 9:42

Acessibilidade

Publicidade

Nos dias 18 e 19 de março, 216 atletas de cinco países disputam, em Viana do Castelo, a IX Regata Internacional Centro de Mar. Os remadores, de Portugal, Espanha, França, Itália e Bélgica, vão competir nas embarcações “rainha” da modalidade, Shell de oito remadores com timoneiro (masculinos) e Quadri-scull (femininos), nas categorias de absolutos e juniores. Mais uma vez, a regata vianense organizada pelo Viana Remadores do Lima integra competições na vertente de Remo Adaptado.

À semelhança das últimas edições, este evento contemplará dois formatos competitivos: provas de sprint (400 metros) no primeiro dia, provas de fundo (5 kms) no segundo dia. As provas de sprint irão decorrer entre as 10h30 e as 12h30 de sábado, na doca do Gil Eannes, e as provas de fundo terão início às 10h30 de domingo, junto ao Centro de Remo.

Nesta nona edição, marcam presença 33 tripulações de 14 clubes. De acordo com a organização, trata-se de uma redução do número de participantes em relação à edição anterior explicada, em parte, pela data mais tardia, e pelo facto de, na mesma data, se realizarem outras competições de relevo. No entanto, a qualidade e competitividade do evento estão asseguradas pela presença de equipas fortes, incluindo quatro atletas campeões nacionais de França, com destaque para o vice-campeão mundial francês, Paul Tixier, que irá alinhar na tripulação de Mâcon.

O Vereador do Desporto, Ricardo Rego, indicou que esta prova “já faz parte do nosso panorama desportivo e integra a aposta do município nos desportos náuticos”, agradecendo ao VRL “pela dinamização de eventos desportivos que capitalizam a modalidade de remo”.

Já o Presidente do Viana Remadores do Lima, José Esteves, referiu que “a regata continua associada à marca Centro de Mar, o que tem sido uma honra e um motivo de orgulho”. Indicou ainda que, este ano, fazem questão que o Sprint de 400 metros aconteça na antiga doca comercial onde está atracado o navio Gil Eannes, o que não foi possível nos últimos anos devido às condições climatéricas ou pelo facto de a doca estar ocupada.

O responsável frisou o facto de a regata ter “como ponto de honra” a participação de atletas do remo adaptado, pelo que a regata contará com a participação de uma tripulação da APPACDM de Viana do Castelo, fruto da parceria existente entre o Viana Remadores do Lima e esta instituição. Ainda na vertente do remo adaptado, a prova contará com a presença da tripulação “Shell 8º Open Mind”, oriunda do clube italiano Società Canottieri Armida, de Turim, composta por atletas entre os 18 e 30 anos com deficiência intelectual-relacional.

Estarão em disputa um prize-money para os três primeiros classificados das duas provas do escalão absoluto (4x Feminino e 8+ masculino) e ainda o Troféu Coletivo, que será entregue ao clube com maior pontuação global.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade