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6 estratégias “low budget” para promover o seu negócio em 2023

Rádio Alto Minho

23 Março 2023, 14:00

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O mundo dos negócios está cada vez mais competitivo e, para sobreviver e prosperar, é necessário implementar estratégias de marketing eficazes. No entanto, muitas empresas enfrentam o desafio de como promover seus produtos e serviços com o orçamento limitado. É aí que entram as estratégias de marketing low-budget.

Neste artigo, iremos revelar 6 estratégias de baixo custo para que possa promover o seu negócio de forma eficaz em 2023, colocando em evidência os brindes promocionais, como os sacos personalizados, que se destacam pela sua relação custo-benefício.

A importância dos brindes promocionais

Os brindes promocionais são uma forma eficaz de promover o seu negócio, e de aumentar o reconhecimento da sua marca. Ao oferecer brindes personalizados, você irá contribuir para o desenvolvimento de uma boa relação com os seus clientes e colaboradores, fortalecendo a fidelidade dos mesmos com a marca.

Além disso, estes itens promocionais são uma forma económica de fazer publicidade. Um brinde pode ser visto por um número quase infinito de pessoas, o que naturalmente aumenta a exposição da sua marca. E, se escolher um brinde que se destaque pela sua utilidade, como por exemplo um saco personalizado, ou um garrafa térmica para bebidas, certamente que irá aumentar ainda mais a sua visibilidade.

6 estratégias “low-cost” para dar visibilidade ao seu negócio

Damos-lhe alguns exemplos em baixo, de estratégias para aumentar a visibilidade da sua marca, sem que precise de partir o porquinho-mealheiro:

Brindes promocionais

Os brindes promocionais são uma excelente forma de promover um negócio. Eles podem ser distribuídos em eventos, feiras, promoções ou até mesmo como uma forma de agradecimento aos clientes.

Os brindes podem ser personalizados com a marca e, quando devidamente selecionados, podem tornar-se numa importante ferramenta de marketing.

Artigos como canetas, porta-chaves, pens, ou sacos personalizados, como havíamos mencionado anteriormente, são dos brindes promocionais mais populares.

Redes Sociais

As redes sociais são uma excelente forma de promover um negócio sem gastar muito dinheiro. É importante estar presente nas plataformas que o seu público-alvo utiliza, como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras.

Crie um perfil profissional e compartilhe conteúdo relevante, como dicas e novidades relacionadas com o sector de atuação do seu negócio. Também é possível investir em anúncios nas redes sociais, que podem ser segmentados para atingir um nicho mais específico.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo consiste em criar e compartilhar conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo, sendo uma estratégia que pode ser levada a cabo sem que haja a necessidade de um elevado investimento inicial.

Produza conteúdo dedicado às mais diversas plataformas, como por exemplo artigos para blog, vídeos ou podcasts.

Além de promover a sua marca, o marketing de conteúdo é uma ferramenta essencial para quem procura uma interação mais estreita com a sua comunidade.

SEO

O SEO (Search Engine Otimization) é uma estratégia de marketing que ajuda a melhorar o posicionamento e visibilidade de um site nos resultados de pesquisa do Google e consequentemente um aumento de tráfego orgânico qualificado.

Embora demore um pouco mais a trazer os resultados desde que se inicie uma estratégia de SEO, é uma estratégia bastante eficaz a longo prazo, e pode ser bastante económica no tempo uma vez que a tendência será um aumento gradual do tráfego orgânico ao longo do tempo.

Alguns serviços de SEO incluem a definição e utilização de palavras-chave relevantes, criação de conteúdo de qualidade relacionado com o core do negócio ou a otimização do site para dispositivos móveis.

Parcerias

Desenvolver novas parcerias pode ser uma forma económica e eficaz de promover um negócio.

Identifique outras empresas ou marcas que tenham um público-alvo semelhante ao seu, e proponha uma parceria.

Porque não, por exemplo, trocar indicações ou criar um produto ou serviço em conjunto? Esta é uma estratégia bastante útil para empresas que ainda estão numa fase inicial e que precisem de um “empurrãozinho”.

Email Marketing

O email marketing ainda é uma das ferramentas mais eficazes tanto na comunicação com clientes.

Além de ter um custo muito baixo, permite a segmentação do público-alvo e a personalização de mensagens. É importante criar uma lista de emails bem estruturada, com informação sobre o perfil de cada cliente por forma a direcionar a mensagem correta e da forma mais eficaz.

Planei os envios de comunicações por exemplo para utilizadores registados no site de forma a fomentar a primeira compra com alguns incentivos (descontos exclusivos, envio de promocodes, acesso exclusivo a determinados produtos) e comunicações para clientes de forma a fidelizá-los.

Invista tempo na definição da jornada de compra do utilizador com a criação de conteúdos relevantes pensados para cada segmento

Promover a sua marca não tem de ser caro

Com a ajuda deste pequeno guia, verá que a adoção de estratégias low-budget, como o uso de sacos personalizados como brindes promocionais, podem contribuir significativamente para o aumento da visibilidade da sua marca, sem a necessidade de orçamentos monumentais.

Da próxima vez que se sentar à mesa para definir a estratégia de marketing da sua empresa, lembre-se de quais as estratégias que melhor se adequam  ao seu negócio.

Como diz o ditado, a necessidade aguça o engenho, por isso se estiver perante um orçamento limitado não tenha medo de ser criativo.

Verá que nem sempre é preciso um grande investimento para alcançar resultados desejáveis.

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