Marta Pais de Oliveira recebe prémio Literário Nortear para jovens escritores Galicia Norte Portugal
21 Dezembro 2022, 14:25
A vencedora da 8ª Edição do Prémio Literário Nortear para jovens da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal é a escritora portuguesa Marta Pais de Oliveira com conto em prosa ‘Medula’.
Pais de Oliveira, de 32 anos, natural de Vila Nova de Gaia, recebeu o prémio hoje, no Museu do Mar, em Vigo.
A cerimónia foi presidida pelo secretario geral de Cultura da Junta de Galicia, Anxo Lorenzo, pelo Diretor do Agrupamento Europeu de CooperaçãoTerritorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, Nuno Almeida, e pela Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro.
“Medula” é uma distopia, ao estilo de George Orwell, que aborda a história de duas pessoas que estão às portas do ministério da solidão e precisam de decidir o que fazer depois”, avança a autora.
Para o jurado, a obra destaca-se pela sua inovação na introdução de entidades e instituições irreais que sem ter correspondência com o mundo real, configuram a materialização de um estado vigente e controlador do indivíduo, em prol de um suporto bem-estar”.
Marta Pais de Oliveira venceu em 2020 o Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís com a sua novela “Escavadoras”.
Nesta 8ª Edição, 40 jovens escritores da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal apresentaram as suas obras a concurso. Nortear é uma iniciativa do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial da Eurorregião Galicia – Norte de Portugal, da Consellería de Cultura, Educación, Formación Profesional e Universidades da Xunta de Galicia e da Direção Regional de Cultura do Norte.
Publicidade
