8.ª edição do RallySpirit Altice chega a Barcelos neste fim de semana
01 Junho 2023, 11:30
Barcelos acolhe no fim de semana de 2, 3 e 4 de junho a oitava edição do RallySpirit Altice.
Segundo a organização, esta prova traz para a estrada “máquinas de outros tempos, como os carros de Grupo A, Kit-Car e WRC, os 15 Grupo B, entre outros“, que se juntam “num dos maiores Rally-Legends europeus, que há muito se transformou também num dos mais apreciados espetáculos de desportos motorizados, em Portugal“.
A edição deste ano conta com duas novas classificativas: Terras de Bouro (com início no centro da vila) e Vila Verde – esta última, também completamente nova, apesar de manter o nome da de 2022.
Outro destaque entre as estreias desta edição é a Assistência Remota em Mixões da Serra, entre as classificativas de Terras de Bouro e Vila Verde, num revivalismo dos ralis «à moda antiga», em que os carros param na berma da estrada de ligação para eventuais reparações.
Logo após a terceira especial, pelas 17:24 horas, há o reagrupamento no Jardim da Praça da República de Vila Verde, para que todos possam desfrutar mais uma vez da presença próxima de carros e pilotos.
No programa de sábado, as classificativas são iguais às da edição de 2022, com dupla passagem pelos troços de Barcelos Oeste e Barcelos Sul, antes de a comitiva se dirigir ao Porto, com passagem obrigatória em frente à Câmara Municipal de Famalicão. Segue-se o reagrupamento na Praça do Município da «cidade dos Jesuítas», antes dos 4,69 km da PE Santo Tirso e do posterior rumo à Foz do Rio Douro para a «Sunset Party».
No domingo, a partida do Porto (Jardim das Sobreiras) está marcada para as 09:00 horas, antes da disputa, às 11:03 horas, da penúltima especial (SS10-Bacelos Norte). O RallySpirit 2023 volta a encerrar com os 10,23 km da especial Boucles de Barcelos (com início às 11:36 horas), que privilegia acima de tudo o espetáculo e que é disputada com várias equipas em perseguição dentro do traçado.





















