Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Academia reúne numa aplicação oferta turística ao ar livre do Norte de Portugal

Rádio Alto Minho

12 Agosto 2022, 17:29

Acessibilidade

Publicidade

Os adeptos de atividades ao ar livre têm agora informação sobre a oferta existente no Norte de Portugal numa ferramenta digital desenvolvida por investigadores dos politécnicos de Bragança, Porto e Viana do Castelo.

O projeto académico teve a colaboração do Turismo Porto e Norte de Portugal, foi desenvolvido nos últimos três anos e resultou a criação de um Websig (sistema de informações geográficas ) e de uma aplicação móvel (app) gratuita com as experiências outdoor do Norte de Portugal, já disponível nos telemóveis com sistema Android.

Como explicou à Lusa Paula Odete Fernandes, investigadora principal, a ideia nasceu na UNIAG – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), sedeada em Bragança e que integra quatro politécnicos da região Norte, três dos quais estão envolvidos no projeto.

O TURnOUT – Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal envolveu uma equipa de dez investigadores que entenderam existir “uma lacuna em Portugal” sobre este tipo de oferta e decidiram começar pela zona Norte, que é onde trabalham.

“O turismo “outdoor” está na moda e não existia informação compactada do que se pode fazer, havia a necessidade deste tipo de informação, de sabermos onde estão as coisas para podermos praticar”, explicou Paula Odete.

Com um financiamento do de cerca de 240 mil euros do Fundo de Desenvolvimento Regional Europeu (FEDER), através do Programa Operacional “Inovação e Competitividade” e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a equipa desenvolveu o Websig e a APP, que começa por reunir 30 atividades ao ar livre disponíveis na região, mas que é para continuar a ser alimentada, segundo a investigadora.

O que a região ganha com estas ferramentas, segundo disse, “é uma observatório do turismo “outdoor” que permite carregar este tipo de informação e ir somando e atualizando novos dados e eventos”.

Através destas ferramentas, os adeptos das atividades ao ar livre podem visualizar mapas, pesquisar por concelho ou atividade, com toda a informação, inclusive como chegar a partir da localização do utilizador.

As atividades disponíveis vão desde o BTT ao surf, passeios pedestres, observação de vida selvagem, parapente, pesca, entre outras, por toda a região Norte de Portugal.

Como esclarecem os autores, “o Websig apresenta aos utilizadores as experiências e atividades de turismo ao ar livre disponíveis e resulta do desenvolvimento de um Sistema de Informação Geográfica de Turismo Outdoor para a região Norte de Portugal”.

A partir deste sistema “foi criada a aplicação móvel que permite ao utilizador, a partir do seu smartphone, aceder a toda informação necessária para a prática e vivência de experiências turísticas de forma sustentável”.

“O projeto produziu ainda outros resultados indispensáveis à promoção e desenvolvimento do Turismo Outdoor, como o “Barómetro do Turismo Outdoor”, um conjunto de indicadores, metodologias e mecanismos capazes de monitorizar a realidade do turismo “outdoor” de forma sistemática e diversos outputs (resultados) científicos”, segundo a equipa.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade