Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Aguiar-Branco vai presidir a Assembleia da República durante dois anos

Rádio Alto Minho

27 Março 2024, 14:21

Acessibilidade

Publicidade

Chegou ao fim o impasse para o cargo de presidente da Assembleia da República. PSD e PS chegaram a acordo e vão dividir a liderança com o social democrata José Pedro Aguiar-Branco a assumir os primeiros dois anos e um socialista, que se prevê que seja Francisco Assis, a exercer nos dois anos seguintes.

De lembrar que José Pedro Aguiar-Branco, eleito deputado pelo Círculo Eleitoral de Viana do Castelo nas Eleições Legislativas do dia 10 de março, era o único candidato ao cargo, esta terça-feira, na primeira votação, mas não foi eleito, dado que só conseguiu reunir 89 votos do mínimo de 116 de que necessitava.

Licenciado em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1980, José Pedro Aguiar-Branco despertou para a política no 25 de Abril de 1974, tendo sido militante da Juventude.

Foi nomeado Ministro da Justiça no XVI Governo Constitucional de Pedro Santana Lopes, entre 2004 e 2005, e em 2005, 2009, 2011 e 2015 foi eleito deputado nas X, XI, XII e XIII legislaturas.

Em 2009, tornou-se também Presidente do Grupo Parlamentar, e em 2011 assumiu a pasta da Defesa Nacional, nos XIX e XX Governos Constitucionais de Pedro Passos Coelho.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade