Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Alojamento Local no Porto de volta à vida

Rádio Alto Minho

05 Agosto 2022, 13:18

Acessibilidade

Publicidade

Mais de um milhão de dormidas foram registadas em alojamentos turísticos no Município do Porto, nos primeiros quatro meses deste ano.

Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), mais de um milhão de dormidas foram registadas em alojamentos turísticos no Município do Porto, nos primeiros quatro meses deste ano.

Este aumento levou a uma vasta oferta no que diz respeito à gestão de Alojamento Local no Porto.

Refletindo um crescimento sustentado do turismo na cidade. Nos primeiros quatro meses, o INE registou mais de um milhão de dormidas (mais precisamente 1.051.890), mas continuam abaixo dos níveis do mesmo período de 2019, com uma diferença de 11%, em que o valor foi de 1.194.435 dormidas. Ainda assim, supera largamente os dados de 2020 (que registou mais de 663 mil dormidas) e 2021 (mais de 67 mil).

O mercado do Alojamento Local, altamente penalizado pela pandemia, apresenta sinais de recuperação em todo o país. No Porto, registam-se reservas entre os 80% a 90% para os meses do verão e preços a aumentar entre 10% a 40% face a 2019.

Dados da Câmara do Porto avançados à agência Lusa, entre janeiro e maio deste ano foram registados 648 AL, o que se traduz num total de 8.750 alojamentos locais na cidade, mais 2.117 face ao ano completo de 2019.

O renascimento do Alojamento Local no Porto

Em entrevista ao Observador, Nuno Ferreira, operador turístico na WinWin, que gere cerca de 50 apartamentos no coração da cidade do Porto, designadamente nas zonas do Coliseu, Ribeira, São Bento, Poveiros e Sá da Bandeira, conta que o negócio do AL ressuscitou em 2022, depois da crise no setor devido à pandemia da covid-19 e que o “regresso ao turismo está em força”.

As taxas de ocupação estão perto dos 80%, mas a expectativa é que entrem “várias reservas” para julho e agosto e possivelmente nessa altura rondará entre os 80% e 90% em geral, porque aos fins de semana é 100% a expectativa.

No que diz respeito a preços, estes mantêm-se iguais aos praticados em 2019 ou, em alguns casos, estão acima dos valores pedidos antes da pandemia, entre os 10% a 20%. “Isto tem a ver com a inflação, com a procura”, explica Nuno Ferreira.

O panorama atual do AL Porto

Entre janeiro e maio deste ano foram registados 648 AL, o que se traduz num total de 8.750 alojamentos locais na cidade, mais 2.117 face ao ano completo de 2019, Confirma a Câmara do Porto à agência Lusa.

Até agora o mês que registou mais pedidos de AL este ano foi o mês de maio, com 230. Em segundo lugar ficou o mês de abril com 153 pedidos de registos e em terceiro está o mês de fevereiro com 98. Março registou 89 novos pedidos de AL e janeiro 78 pedidos.

No que respeita a pedidos de cancelamentos e cessações de AL, a Câmara do Porto revela que recebeu 195 pedidos de cancelamentos e 485 cessações em 2020, o que dá um total de 680 AL que deixaram de estar no setor turístico.

Em 2021, o número de cancelamentos resumiu-se em 790 e o número de cessações de AL foi de 344, dando um total de 1.134 AL que deixaram o setor.

Gestão Alojamento Local no Porto

O diretor e coordenador do Norte da Associação do Alojamento Local em Portugal, Nuno Trigo, em entrevista à Lusa, disse que apesar de a ocupação “ainda estar um pouco abaixo de 2019” – entre os “5% a 10%” -, a verdade é que essa ocupação está já bastante próxima de 2019 em “alguns segmentos e em certos períodos do ano”.

“Temos a convicção que o AL no Porto vai e está a ser o motor da recuperação do turismo. Já antes da pandemia, a maioria das dormidas turísticas da cidade, mais de 60%, eram feitas em AL. Sem o AL não há capacidade para uma recuperação imediata do turismo ou mesmo da economia na cidade”, acrescentou Nuno Trigo.

Alojamento Local: Um investimento para o futuro

É certo e previsível que os números continuem a aumentar e com esse aumento crescente do número de turistas interessados em conhecer Portugal, investir em Alojamento Local, é investir num futuro promissor.

Com uma vasta oferta no que diz respeito à gestão de Alojamento Local no Porto, Lisboa, Braga entre outras cidades do país, a GuestReady, empresa lançada em 2016, destaca-se pela sua excelência e qualidade, ajudando proprietários a economizar tempo e a rentabilizar os seus investimentos, tornando-os uma fonte de rendimento, recorrendo a tecnologia para aliar o conforto e tradição da hospitalidade ao mercado de arrendamento de curto e médio prazo.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Mais Optica
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - HABITUAL
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Intermarché Mazarefes

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO
Rádio Alto Minho - ADECCO
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - Nobre Movel

Publicidade

Rádio Alto Minho - CityMed Noticias
Rádio Alto Minho - EuroStyle
Rádio Alto Minho - SAUVECEL

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade