Alto Minho lança projeto para combater desperdício de alimentos
01 Outubro 2024, 9:30
Acessibilidade
Publicidade
A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM Alto Minho) lançou o projeto CIBUS, uma iniciativa que visa reduzir a perda e o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção e abastecimento, foi anunciado.
Em comunicado, a CIM do Alto Minho refere que o projeto CIBUS “tem como principal meta reforçar a capacidade das entidades públicas para conceber, implementar e monitorizar políticas integradas e inovadoras que abordem os desafios do desperdício alimentar”.
Informa ainda aquela entidade que o “projeto foca-se na criação de plataformas multistakeholders, tanto digitais como físicas, para envolver todos os setores, partilhar conhecimento e identificar medidas com impacto positivo”.
Manoel Batista, presidente da CIM Alto Minho, expressou o seu entusiasmo pelo início do projeto, destacando a sua importância para enfrentar o desperdício alimentar na Europa, e em particular no Alto Minho, sublinhando que a colaboração com parceiros de diferentes setores e países será crucial para desenvolver soluções inovadoras e eficazes, com impacto positivo duradouro na sustentabilidade alimentar.
O projeto CIBUS, financiado pelo programa Interreg Europe, é uma colaboração internacional que junta parceiros de vários países europeus, como Portugal, Bulgária, Finlândia, Chipre, Dinamarca, Irlanda, Roménia e Bélgica.
O projeto decorrerá entre 2024 e 2028, com atividades que incluem reuniões regionais e inter-regionais, desenvolvimento de materiais informativos e educativos, implementação de políticas e monitorização de resultados.