Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Aluno de Viana premiado em concurso promovido pela Fenprof

Rádio Alto Minho

28 Junho 2024, 10:36

Acessibilidade

Publicidade

Martim Costa, aluno da escola EB 2,3 da Frei Bartolomeu dos Mártires, do Agrupamento de Viana do Castelo, foi premiado no concurso "50 anos do 25 de Abril, 50 anos de Liberdade"!  promovido pela Fenprof.

O jovem estudante participou com o texto “A História e a Música – Os Simbolismos de Abril”.

Quase duas centenas de alunos de todos os escalões de ensino, desde o pré-escolar ao ensino superior, de 40 estabelecimentos de ensino participaram no concurso.

Os candidatos participaram nas categorias Cartaz, Banda Desenhada e Texto Criativo. O júri foi constituído por Branca Gaspar, em representação do Secretariado Nacional da FENPROF, pela Dra. Lídia Praça, da Associação 25 de Abril, e um conjunto de docentes de cada um dos níveis de escolaridade que se apresentaram a concurso.

 

Texto:

A História e a Música – Os Simbolismos de Abril

Querem que vos conte uma história daquelas com H maiúsculo?

Corria a noite de 24 de abril de 1974, Portugal vivia na miséria, na podridão escoltada por um mau regime a que deram o nome de “Estado novo”, que era um regime autoritário, conservador e nacionalista de inspiração fascista, criado por António de Oliveira Salazar, que oprimia o povo, tirando-lhe a voz, o poder de se expressar, resumindo era como Zeca Afonso dizia “Eles comem tudo, eles comem tudo e não deixam nada”. Mas afinal o que é que nós, o povo português revindicávamos! Nós só queríamos “a paz, o pão, a habitação, saúde e a educação” como já dizia o grande Sérgio Godinho. Mas esperem, 22h55m batem no relógio e na Rádio Renascença, João Paulo Diniz entoa a frase emblemática. “Faltam cinco minutos para as 23 horas”, a senha original desta grande noite e de seguida toca o “E Depois Do Adeus” de Paulo de Carvalho! E com as palavras: “Quis saber quem sou. O que faço aqui. Quem me abandonou? De quem me esqueci.” Começa assim a Revolução dos Cravos! “Entram cavaleiros à garupa do seu heroísmo, entra aquela música maluca do passodoblismo, entra a aficionada e a caduca, mais o snobismo e cismo” não vos faz lembrar nada? Sim, mas para além da música do Fernando Tordo, pelo menos a mim lembra-me a orquestra do MFA, Movimento das Forças Armadas a fazer a sua atuação no Quartel do Carmo! E “sem” sangue derramado e com o único vermelho presente a ser o cravo das espingardas Portugal conquistou a tão esperada liberdade tornando-se, como diz José Afonso, “Grândola Vila Morena, a Terra da fraternidade”. E agora? Sim, Portugal é livre, nós somos como as gaivotas: voamos, voamos, nós somos como as papoilas: crescemos, crescemos. Nós somos um povo que cerra fileiras, partimos à conquista do pão e da paz. E lembrem se nós somos livres, sim, somos livres, e eu tenho a certeza de que não voltaremos atrás. VIVA A LIBERDADE!

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho -

Publicidade

Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade