Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Antigo matadouro de Viana será o primeiro edifício do país alimentado a hidrogénio

Rádio Alto Minho

10 Julho 2024, 17:09

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo vai utilizar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética e hídrica, baixo teor de carbono e economia circular no projeto de reabilitação e reconversão do antigo Matadouro Municipal no edifício do Viana STARTS, projeto de seis milhões de euros que obteve um financiamento de cerca de cinco milhões de euros FEDER.

O edifício irá ter elevada eficiência energética, prevendo-se que o excesso de energia renovável obtida num sistema híbrido fotovoltaico e eólico seja armazenada num sistema a hidrogénio, pioneiro a nível nacional em edifícios públicos.

A solução de reserva de energia à base de hidrogénio será utilizada quando a energia do sol ou do vento não puder ser utilizada, por exemplo para o período noturno ou em períodos menos ventosos.

A utilização de isolamentos térmicos e/ou acústicos com recurso a materiais naturais, como fibras de madeira ou de cânhamo, cortiça expandida com textura 3D, burel, blocos com fibra de cânhamo, betões à base de resíduos de construção, janelas que incorporam resíduos de alumínio, vidro reciclado, são exemplos das soluções que estão a ser consideradas na fase de projeto. Espera-se um edifício de energia quase zero com desempenhos bastantes superiores aos exigidos em Portugal, assim como serão aplicados princípios de eficiência hídrica e de armazenamento de águas pluviais.

O Viana STARTS terá como princípio a incorporação de cerca de 20% de materiais reciclados, atingindo 90% na proporção de reutilização/reciclagem de resíduos de construção e atingindo os 50% de energia proveniente de fontes renováveis (sol e/ou vento), seguindo os princípios do “New European Bauhaus”.

Integrará ainda painéis fotovoltaicos, turbina eólica, sistemas inteligentes, automatização, sistemas de gestão centralizada, eficiência hídrica e qualidade do ar interior.

A sessão de apresentação pública do Viana STARTS aconteceu hoje, no Teatro Municipal Sá de Miranda, contando com a presença de peritos europeus e dos parceiros de transferência de Brescia, em Itália, de Brest, em França, e de Ferrol, em Espanha.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou que o Viana STARTS “é um dos maiores projetos que aconteceram em Viana do Castelo nas últimas décadas”.

“Viana do Castelo teve, na sua história, projetos voltados para o mundo, em que fomos referência. No passado, vianenses partiram deste espaço territorial à conquista do mundo, fazendo-nos marcar a história mundial. Este é também um projeto que pode transformar e projetar-nos a nível europeu e global, afirmando-nos em todo o mundo enquanto cidade de criação”, considerou o autarca.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Auto4You 2
Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Camitintas

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Decathlon
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Srª Peliteiro
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Sancho Panza Viana Grill
Rádio Alto Minho - Casa Rocha Tien 21

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade