Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Apeadeiro da Senhora da Cabeça em Cortes vai ser requalificado

Rádio Alto Minho

24 Maio 2022, 17:03

Acessibilidade

Publicidade

Intervenção será efetuada ao abrigo do Fundo Revive Natureza. Esta manhã, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, visitou a estrutura ferroviária.

No âmbito da cerimónia de apresentação e lançamento de 10 concursos para atribuição de direitos de subconcessão de 12 imóveis do domínio publico ferroviário, ao abrigo do Fundo Revive Natureza, realizada na Estação de Ganfei, em Valença, a Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques, visitou, esta manhã, o Apeadeiro da Senhora da Cabeça, em Cortes.

Na companhia do Presidente do Instituto Português do Património, Carlos Fernandes, e do Presidente do Conselho de Administração da Turismo Fundos, Pedro Moreira, a governante conheceu a antiga estrutura ferroviária, localizada na Ecopista do Rio Minho, inteirando-se do seu posicionamento como “bitola” turística para a região.

António Barbosa abordou com Rita Marques os projetos turísticos do município, tendo sublinhado o seu papel dinamizador no plano ambiental e económico. A visita foi “selada” com um brinde de Alvarinho, acompanhado pela Rosca de Monção, tendo os presentes efetuado o percurso até à Estação de Ganfei, cerca de 9 quilómetros, em bicicleta elétrica.

Requalificação de imóveis públicos devolutos

O Fundo Revive Natureza, criado através do Decreto-Lei nº161/2019, de 25 de outubro, visa a requalificação e valorização de imóveis públicos devolutos, com o objetivo de incutir-lhes uma nova atribuição que, por um lado, beneficiem as comunidades locais e, por outro, atraiam novos visitantes.

O fundo é participado pelo Estado Português, representado pela Direção Geral de Tesouro e Finanças, pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. e pelo Turismo de Portugal, I.P. Tem como objetivo geral a sustentabilidade dos territórios nas vertentes ambiental, social e económica.

Os concursos, apresentados esta terça-feira e com um prazo de conclusão de 120 dias, colocam à exploração, com fins turísticos e atividades conexas, as antigas estações de comboios de Freixo de Espada à Cinta, Mogadouro, Variz, Bruçó, Vilar de Rei, Urrós, Moncorvo, Fonte do Prado, Ganfei, Senhora da Cabeça, Carvalhal e Felgar.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade