Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Aquisição online de produtos em segunda mão é a nova tendência entre portugueses

Rádio Alto Minho

20 Junho 2022, 11:03

Acessibilidade

Publicidade

O mercado de produtos em segunda mão, em alguns dos casos relacionado com o conceito do vintage, parece ser uma das principais tendências entre os portugueses. Tornando-se um dos principais focos do e-commerce, foi assim aliada a filosofia de compra de bens já utilizados ao potencial das ferramentas tecnológicas. Quem o diz é a Cash Converters, uma plataforma online de venda destes produtos, que no seu mais recente estudo revelou dados surpreendentes.

No entanto, independentemente do que compre online, é necessário ter em atenção determinados fatores, especialmente no que diz respeito à segurança na internet. Desde as senhas mais utilizadas no mundo, que estão disponíveis em blogs como ExpressVPN, até à rede wi-fi utilizada, vamos olhar para estes aspetos mais à frente.

O crescimento da segunda mão no e-commerce nacional

Os dados divulgados pela Cash Converters são do ano passado e parece existir um claro destaque para a geração X. No que se relaciona com a aquisição de bens em segunda mão nesta plataforma, os principais clientes apresentam uma idade compreendida entre os 35 e os 44 anos, o que representa um quarto dos visitantes.

Além do mais, vale realçar que mensalmente, principalmente nos últimos meses do ano, a plataforma verificou um crescimento de 45% nas aquisições por parte dos portugueses, por comparação ao período homólogo.

Já quando o assunto são os produtos adquiridos, o ranking é liderado pelos smartphones, seguidos de bens informáticos, jogos, bens relacionados ao audiovisual e, por fim, a venda de joias. Da mesma maneira, os primeiros três meses deste ano também registaram esta linha de consumo.

Por outro lado, as ferramentas mais utilizadas pelos portugueses para comprar em segunda mão são o smartphone, seguido do computador e, numa percentagem muito pequena, os tablets.

Além disso, olhando para este ano as expetativas são igualmente positivas. Espera-se mesmo que os portugueses contribuam para uma tendência de crescimento de 30%. Isto leva a que sejam criados cada vez mais websites e apps de compra e venda de segunda mão, como é o caso da Vinted, essencialmente focada em moda, ou a Standvirtual, direcionada para veículos.

 

O que precisa de ter em atenção quando comprar online

Efetivamente, o e-commerce como um todo tem vindo a ser um recurso cada vez mais presente entre os portugueses para fazerem as suas compras. De acordo com dados do CTT e-Commerce Report 2021, no ano 2020 a aquisição online de produtos aumentou 46%

Contudo, a compra de bens e serviços digitalmente necessita de uma particular atenção no que se relaciona com a sua proteção online. Entre os principais fatores a ter em conta encontram-se as passwords utilizadas nas suas contas. Por isso, evite senhas como “123456”, comprovada como uma das mais utilizadas no mundo.

Por outro lado, é crucial evitar e-mails e publicidades questionáveis, que podem incutí-lo a comprar algo que não corresponde à realidade e, em muitos dos casos, podem mesmo ser um esquema enganoso.

Outro fator a ter em consideração são exatamente as redes de wi-fi públicas. Sempre que não puder conectar-se à sua rede privada e precisar de fazer uma compra online, tenha atenção à proteção dos seus dados ao inserir informações como os seus números bancários ou até as suas senhas.

De facto, enquanto forma de aquisição e divulgação de produtos ou mesmo como área profissional, o e-commerce é uma tendência em Portugal, revolucionando por completo a forma como os portugueses fazem as suas compras.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Mais Optica
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - HABITUAL
Rádio Alto Minho - Intermarché Mazarefes

Publicidade

Rádio Alto Minho - AUTO QF
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - Nobre Movel
Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO

Publicidade

Rádio Alto Minho - EuroStyle
Rádio Alto Minho - CityMed Noticias

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade