Arcos de Valdevez! Futuros médicos vão levar mais felicidade a quatro freguesias
30 Agosto 2023, 14:43
O Município de Arcos de Valdevez volta a abraçar o Projeto “Aldeia Feliz”, em articulação com o núcleo de estudantes de Medicina da Universidade do Minho, de 30 de agosto a 3 de setembro.
Estes futuros médicos têm como missão levar afeto, sensibilizar para a saúde e estilos de vida saudáveis, bem como alertar e identificar os riscos associados ao isolamento da terceira idade.
Este projeto vai ao encontro de um conjunto de políticas municipais para a construção de concelho mais coeso e solidário, das quais a dinamização de projetos e atividades, no âmbito da promoção da saúde e do apoio à população idosa e ao envelhecimento ativo.
Os estudantes de medicina vão trabalhar em grupos, ao longo dos cinco dias, em quatro freguesias do concelho, com propósito de alertar a população idosa para a importância de uma alimentação saudável, dos cuidados de higiene e com a medicação, e ainda realizar rastreios da Diabetes e Hipertensão Arterial.
A destacar, no programa, a realização de atividades em instituições sociais do concelho e as visitas porta a porta, nas freguesias do Vale, S. Jorge, Rio frio e Grade.
No dia 2 de setembro a Sociedade Portuguesa de Hipertensão irá promover uma palestra e realizar rastreios no Mercado Municipal.
Para o presidente da Câmara Municipal, “é essencial criar estratégias de intervenção, concertar esforços com as várias entidades locais de solidariedade social e apoiar projetos que promovem a saúde e a inclusão social dos arcuenses, nomeadamente as pessoas mais vulneráveis“.





















