Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

ARCOS DE VALDEVEZ: Paisagens arcuenses são notícia no The Times

Rádio Alto Minho

03 Outubro 2022, 11:06

Acessibilidade

Publicidade

Kate Humble, correspondente do The Times, fez relato de excelência sobre Arcos de Valdevez, onde as paisagens, cultura e gastronomia conquistou aquela famosa publicação mundial.

Num artigo intitulado “Kate Humble hikes the timeless Portugal that tourists miss” (Kate Humble percorre o Portugal intemporal de que os turistas sentem falta), o jornal The Times apresenta um roteiro de férias, escrito por Katherine Mary Humble, onde a apresentadora de televisão inglesa, que trabalha principalmente para a BBC, canal especializado em programas de vida selvagem e ciência, realizou em Arcos de Valdevez, Soajo e Peneda.

Nos Arcos de Valdevez a apresentadora aproveitou para fazer trilhos que lhe deixaram boas memórias. Observou a vegetação e usufruir da frescura das sombras das árvores, os animais que encontrou pelo caminho (pássaros, vacas cachenas, borboletas ou cavalos).

A jornalista esteve em ribeiros e lagoas de água fresca, bem como sentiu os cheiros da natureza circundante.

No artigo é possível ler as referência “a ótima gastronomia do restaurante Saber ao Borralho em Soajo, onde “Rosa serve receitas herdadas dos seus familiares como o bacalhau e a carne cachena, cozinhada lentamente e servida com arroz de feijão tarreste”.

Kate descreve também a Vila do Soajo, onde ficou hospedada, deixando curiosidade a quem a lê “O Soajo tem uma história longa e algo régia e embora hoje vivam lá menos de 1.000 pessoas permanentemente, é muito mais uma “aldeia viva” com um supermercado, uma igreja ativa, um pequeno mas espetacular museu e uma das melhores lojas de ferragens que já conheci. (…) Os jardins e os terrenos são cultivados e pastados; há vasos de flores coloridas, gatos sonolentos e cães latindo nos quintais. Pilhas de lenha aguardam o inverno. E num afloramento de granito exposto na borda da aldeia estão 24 celeiros semelhantes a sarcófagos – pequenas construções de pedra usadas para armazenar milho, encimadas por cruzes para proteção divina”, afirma.

E da Peneda, onde também realizou trilhos, lê-se “Fizemos o nosso piquenique junto a um santuário no topo de uma colina, à sombra de pinheiros e na companhia de libélulas e papa-moscas, olhando para a Peneda ao longe com o seu enorme Santuário de Nossa Senhora da Peneda do século XVIII pairando sobre as casas. Algumas horas depois, tendo subido as centenas de degraus até a igreja, nadamos numa espetacular lagoa escondida graças a um habitante local que nos revelou a sua existência”.

“Esta é uma parte do mundo com paisagens deslumbrantes”, afirma a jornalista no seu artigo.

Para a autarquia dos Arcos de Valdevez, o artigo publicado no Jornal The Times, deixa “todos de orgulho, pois demonstra que Arcos de Valdevez cada vez mais se afirma como destino de excelência e consegue atrair visitantes das mais variadas partes do mundo”, lê-se em nota de imprensa.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade