Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Miguel Alves revela que ardeu em 5 meses o mesmo que em todo 2021 em Viana

Rádio Alto Minho

20 Maio 2022, 15:31

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Caminho disse hoje que em cinco meses ardeu tanto como em todo ano de 2021 no distrito de Viana do Castelo.

“Foram registados 376 incêndios que consumiram 2.179 hectares”, disse Miguel Alves, que também é o presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil

“No ano de 2022 a área ardida é praticamente a mesma de todo o ano de 2021. Só em janeiro de 2022, em pleno inverno, ardeu o dobro do que em agosto de 2021. Este ano, Viana do Castelo é quarto distrito com mais incêndios e o segundo com mais área ardida. Seis dos nossos 10 concelhos estão ente os 20 municípios nacionais com maior área ardida”, frisou  Miguel Alves.

“O facto de não arder faz com que o combustível nas nossas aldeias e floresta seja maior e o risco de incêndios também. As alterações climáticas já aí estão e os fenómenos extremos têm vindo a acontecer. 2022 é o mais perigoso dos últimos anos”, acrescentou ainda o autarca em iniciativa que juntos os Sapadores Florestais de todo o distrito de Viana do Castelo na freguesia de Dem, concelho de Caminha, na Senhora das Neves, no âmbito do dia nacional do Sapadores Florestais que se celebra amanhã.

O autarca deixou ainda vários alertas. Lembrou que o distrito de Viana do Castelo apenas tem um meio aéreo e que também serve Braga, assim como apelou ao Governo e às instituições do Estado para “colmatarem aquelas lacunas, incrementando os meios de combate a incêndios”.

“Precisamos de reconhecer a carreira e estatuto dos Sapadores Florestais e dotar as equipas de melhores condições, abrir vias de financiamento para equipamentos mecânicos mais pesados, valorizar os salários desta gente que trabalha no meio do mundo sem que as pessoas se apercebam do seu trabalho”, apontou ainda.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade