EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo vai ter novas instalações

Rádio Alto Minho

21 Outubro 2026, 9:58

Acessibilidade

Publicidade

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) reconheceu de Relevante Interesse Público (RIP) a construção das novas Instalações da Associação de Paralisia Cerebral de Viana do Castelo (APCVC) em área da Reserva Ecológica Nacional (REN).

Segundo a deliberação da CCDR-N publicada em Diário da República (DR), o objetivo do projeto é o de “reunir num só local duas das respostas da APCVC já existentes e criar uma área residencial para pessoas com deficiência”.

A área residencial “é a grande prioridade” da associação, “devido às enormes carências de resposta desta valência, contribuindo para que os destinatários possam contar com um centro de atividades e capacitação para a inclusão (CACI), para 30 utentes, e serviços de ambulatório”.

As novas instalações vão nascer na freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, numa área de 6.440 metros quadrados integrada na REN.

Em declarações à Rádio Alto Minho, Filomena Araújo, presidente da APCVC, destacou a dimensão do projeto, que prevê a construção de um novo centro de raiz, com cerca de 14 mil metros quadrados.

O equipamento ficará localizado no centro da freguesia. A associação aguarda agora a abertura de candidaturas para obter financiamento e avançar com o projeto.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade