Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

C/Vídeo: Open Learning School leva aprendizagem aberta a Braga

Rádio Alto Minho

20 Julho 2022, 15:50

Acessibilidade

Publicidade

A Open Learning School, a primeira escola privada em Portugal com a pedagogia em aprendizagem aberta, abre o seu primeiro Hub em Braga, em parceria com a escola O Mundo Somos Nós.

Com início em 2020, a Open Learning School é um projeto idealizado por André Rosendo e que tem como cofundador, José Pacheco, responsável pela Escola da Ponte e criador da pedagogia: aprendizagem aberta.

Muito diferente do ensino tradicional, na aprendizagem aberta não há provas ou turmas, o ensino é organizado através de projetos de interesse dos estudantes que, juntos, aprendem com as suas experiências próprias e compartilhadas com os seus colegas, mediados pelos tutores e familiares.

Além da aprendizagem aberta, esta parceria vai oferecer aos jovens do 7º ao 9º ano, intenso contacto com a natureza, atividades extras em espaço de recreação, alimentação saudável e maior integração ao mundo laboral. Quem está à frente do projeto, O Mundo Somos Nós, é Ivone Apolinário, que fala sobre a sua felicidade em poder aplicar esta pedagogia na sua escola.

“Estou muito entusiasmada e grata por saber que a partir de setembro, iremos aplicar a pedagogia do Prof. José Pacheco, no Hub da Open Learning – O Mundo Somos Nós, na zona de Braga e arredores. Ver alunos do 7º ao 9º ano felizes e no seu máximo potencial, é o nosso sonho!”

O Mundo Somos Nós nasceu em 2013 e foi inspirado na filosofia e no livro de J. Krishnamurti: “You are the world”. Desde lá, a escola cresceu, recebeu centenas de estudantes e inspirou muitos outros projetos na região. Agora inovou, e está pronta para receber estudantes do 7º, 8º e 9º ano, neste próximo ano letivo.

Projeto Open Learning

O projeto nasceu da necessidade de encontrar uma escola para os seus filhos, afirma André Rosendo. “Eu comecei a procurar escolas para os meus filhos e nenhuma delas me agradava. Estudei muito sobre o assunto e não queria uma escola instrutiva, mas sim uma escola onde realmente se aprendesse. Depois de muito estudo, encontrei o José Pacheco, começamos a conversar e iniciamos este sonho”.

A Open Learning teve início como um pequeno projeto com o nome “A Quinta”, para crianças dos 6 meses aos 6 anos. Apesar da metodologia ainda pouco conhecida, muitos pais começaram a aderir e viram os benefícios que a aprendizagem aberta oferece aos filhos e a toda a família.

Além do Hub em Braga, já há novos projetos de expansão a acontecer. Novas unidades da Open Learning estão a ser exploradas para 2023, em Portugal e no Brasil.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Camitintas
Rádio Alto Minho -
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade