Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

c/VÍDEO: Qual é coisa qual é ela que está sempre a estrear, é de Viana e faz hoje 137 anos?

Nuno Cerqueira

29 Abril 2022, 19:04

Acessibilidade

Publicidade

Foi inaugurado a 29 de abril de 1885. O Theatro Sá de Miranda foi mandado edificar pela Companhia Fomentadora Vianense, grupo de personalidades vianenses, constituído em 1874, com o fim de, entre outros, “proceder à edificação de um theatro, que ficará sendo propriedade sua”.

“Trata-se de um belo exemplar de raiz italiana, projetado por José Geraldo da Silva Sardinha”, diz o vereador da Cultura de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, a esta rádio.

Com plateia em forma de ferradura e três ordens de camarotes, com capacidade de cerca de 400 lugares.

 

“O pano de boca foi desenhado por Luigi Manini e pintado por Hercole Labertini, cenógrafos do Teatro S. Carlos, e o teto, com retratos de dramaturgos, foi pintado por João Baptista do Rio”, revela ainda o vereador.

Manuel Vitorino não tem dúvida em afirmar que o espaço “é acolhedor e com uma acústica fantástica” sendo uma referência cultural.

“É uma centralidade cultural desde os primeiros tempos. Uma artista portuguesa, Palmira Bastos, chegou a dizer que ao teatro faltavam rodas para o levar para o Porto e Lisboa face à beleza e singularidade do espaço”, aponta o vereador, desejando que o Theatro Municipal Sá de Miranda continue a ser promotor de iniciativas.

“Que continue ao serviço da sociedade do concelho e da região, tirando partida da riqueza do nosso tecido cultural e associativo, permitindo diversidade de artes dentro deste espaço riquíssimo”, frisa.

Recorde-se que em setembro passado, o Teatro Municipal Sá de Miranda foi integrado na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP), por despacho da Ministra da Cultura.

Esta rede assume-se como um instrumento estratégico fundamental para o combate às assimetrias regionais e para o fomento de coesão territorial no acesso à cultura e às artes em Portugal, assente na descentralização e na responsabilidade partilhada do Estado central com as autarquias e as entidades independentes.

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Mais Optica

Publicidade

Rádio Alto Minho - Flor de Sal – 02 mai a 29 mai
Rádio Alto Minho - HABITUAL
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMBÃO MOBILIÁRIO
Rádio Alto Minho - AUTO QF
Rádio Alto Minho - Nobre Movel

Publicidade

Rádio Alto Minho - EuroStyle

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade