Câmara de Viana aprova passe único de 20 euros por mês
03 Fevereiro 2026, 15:21
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, o novo regulamento do serviço público de transporte de passageiros TUViana, que cria um passe único mensal de 20 euros para toda a rede municipal. A proposta foi aprovada em reunião do executivo, com o voto contra do vereador do Chega.
O documento substitui o regulamento anterior, reduzindo o número de tarifas de 48 para 10 e permitindo a utilização dos títulos em toda a área de operação.
Para pessoas com deficiência e seniores, o passe mensal passa a custar 10 euros, enquanto jovens e antigos combatentes ficam isentos de pagamento.
Quanto aos bilhetes ocasionais, o título comprado a bordo custará 1,50 euros e o bilhete pré-comprado um euro.
Segundo o presidente da Câmara, Luís Nobre, a revisão do regulamento agora aprovada ainda terá de obter luz verde da Assembleia Municipal, em reunião marcada para 20 de fevereiro, seguindo-se a publicação em Diário da República, o que ditará o fim da gratuitidade.
O município investiu 7,15 milhões de euros na aquisição de 17 autocarros elétricos, com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência.
A nova frota elétrica dos transportes urbanos TUViana está em operação desde 23 de setembro. Atualmente, estão 15 viaturas em circulação. A rede conta com 14 linhas, passando a 15 com a entrada em funcionamento da linha da Zona Industrial de Neiva.

























