Câmara de Viana atribui título de Cidadão de Honra a Iúri Leitão
03 Setembro 2024, 12:28
Acessibilidade
Publicidade
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, a atribuição do título de Cidadão de Honra a Iúri Leitão, atleta natural da freguesia Santa Marta de Portuzelo que ganhou duas medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris.
Tal como tinha prometido aquando da receção do campeão olímpico na Praça da República vianense, Luís Nobre, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, propôs a atribuição do título de Cidadão de Honra a Iúri Leitão na sequência das históricas conquistas na maior competição desportiva do mundo.
O autarca vianense, recorde-se, considerou Iúri “uma fonte de inspiração para todos os atletas e cidadãos” e nomeou-o mesmo, na hora, como o “imperador do ciclismo”. “O ouro brilhou em Santa Marta, o ouro está a brilhar em Viana do Castelo, na romaria das romarias, mas certamente brilhará para sempre no dorso do Iúri Leitão”, afirmou.
Iúri Leitão já tinha sido reconhecido como Cidadão de Mérito, em 2021, pelos relevantes serviços ao desporto, nomeadamente no ciclismo e recebe agora uma nova distinção no momento mais alto da carreira.
O ciclista natural de Santa Marta de Portuzelo conquistou a medalha de prata na prova de Omnium, a solo, e subiu ao patamar mais alto do pódio ao lado do colega Rui Oliveira, depois da vitória na prova de Madison.
Iúri Leitão, de 26 anos,compete atualmente pela equipa Caja-Rural, tendo como treinador Gabriel Mendes, e tornou-se o primeiro português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos.
Foto: Américo Dias