Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Câmara de Viana vai assumir serviço público de transportes a partir de 2025

Rádio Alto Minho

30 Abril 2024, 16:58

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai assumir a exploração dos transportes urbanos por meios próprios, com uma frota de autocarros elétricos ou a hidrogénio.

A proposta foi apresentada e aprovada na reunião do executivo desta terça-feira, tendo sido rejeitada pelo vereador do CDS-PP, Hugo Meira e pelo vereador independente Eduardo Teixeira.

Defendem a realização de “um estudo económico-financeiro” por se tratar de um “investimento considerável” por parte da autarquia.

“Um capricho caro ”, disse mesmo Hugo Meira.

Já a vereadora do da CDU, Cláudia Marinho, votou a favor e o vereador do PSD, Paulo Vale absteve-se.

No final da reunião, o presidente da Câmara de Viana, Luís Nobre, assegurou que a operação está a ser preparada “com toda a tranquilidade”, a um ano do fim da concessão, e tem como objectivo “melhorar o transporte público na área urbana”.

“Na campanha para as eleições autárquicas foi criticado por todas as forças políticas. Agora foi-nos conferida a possibilidade de assumirmos a competência de explorar este serviço. Há ferramentas financeiras para apoiar essa aposta”, referiu.

Já sobre uma alegada dívida do município ao grupo Avic, o autarca disse tratar-se de “uma concessão difícil por decisões unilaterais”, do grupo AVIC, garantindo que “todas as receitas recebidas têm sido transferidas”.

“Estamos a falar de uma compensação, que as empresas podem tratar como uma dívida se quiserem”, disse Luís Nobre, garantindo que “o dinheiro é transferido, quando for transferido do Estado para a CIM [Comunidade Intermunicipal do Alto Minho] e da CIM para o município”.

“Não há aqui esqueletos no armário, nem tratamento diferenciado”, afirmou. “Já pagamos o dobro do que recebemos. Quando temos a certeza que o valor está garantido, transferimos”, explicou.

O Grupo AVIC anunciou a suspensão dos descontos tarifários nos passes sociais e outros títulos de transporte nas linhas urbanas e interurbanas do concelho de Viana do Castelo, alegando atrasos da autarquia vianense no pagamento de faturas de outubro de 2023.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade