Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Cultura

CAMINHA: Vilar de Mouros com mural para assinalar 40 anos de festival

Rádio Alto Minho

27 Junho 2022, 10:42

Acessibilidade

Publicidade

A Câmara de Caminha anunciou hoje a inauguração de um mural, no dia 1 de julho às 19h00, para comemorar  40 anos do Festival de Vilar de Mouros 1982.

A ação decorre através de numa intervenção artística de Alberto Rodrigues Marques, no âmbito do Touring Cultural – Aldeias do Minho, está a ser ultimado no Palco Histórico, no Largo do Casal, em Vilar de Mouros.

O EDP Vilar de Mouros está de volta este ano, nos dias 25, 26 e 27 de agosto, com um programa em grande parte já anunciado e que inclui concertos que se adivinham extraordinários.

A HISTÓRIA

Nessa altura já se terá completado na verdade mais de meio século sobre o mítico festival, que é o mais antigo de Portugal e não só.

Vilar de Mouros fez história em Portugal e na Europa. À exceção de Inglaterra, o festival caminhense foi uma novidade e durante três fins de semana de agosto de 1971, o “Woodstock português” havia de marcar a música internacional.

A passagem dos 50 anos foi celebrada dentro do que era razoável, tendo em conta a situação pandémica, mas o festival é composto por muitos “marcos” e um deles é sem dúvida 1982, quando foi relançado, depois da última edição em 1971 e um regresso falhado em 1975, na complexidade do pós-25 de abril.

Na história fica o gigante Festival de Vilar de Mouros 1982, sobretudo porque foi o relançamento do festival, numa aposta da Câmara de Caminha, que se fez acompanhar de várias pessoas cujo nome ficará para sempre associado a este evento, como António Barge e o maestro António Victorino d’Almeida.

Pelo palco passaram nomes como os internacionais Echo & The Bunnymen, Durutti Column, Mikis Theodorakis e portugueses como Carlos do Carmo, Jáfumega, Adriano Correia de Oliveira, GNR ou Roxigénio.

De todos ficaram muitas e boas recordações, mas há uma muito particular: os U2, estreantes em Portugal nessa altura, que atuaram na última noite do festival, a 3 de agosto.

O Festival de Vilar de Mouros viria a sofrer outras vicissitudes e outras interrupções, temendo-se por várias vezes o seu desaparecimento, até porque, entretanto, outros festivais surgiram, um pouco por todo o país. Regressou para ficar, já com o atual executivo da Câmara.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade