EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Candidata do PSD por Viana que alegadamente recebia pensão de viuvez após casar sai das listas

Rádio Alto Minho

02 Abril 2025, 12:25

Acessibilidade

Publicidade

Dália Lima, número três da lista do PSD à Assembleia da República por Viana do Castelo, colocou o lugar à disposição após a notícia publicada pela revista Sábado que dava conta de que continuou a receber pensão de sobrevivência meio ano depois de se casar. É substituída por Manuela Carvalho, atual presidente da mesa da Assembleia de Secção do PSD de Viana do Castelo.

Segundo aquela publicação, a candidata continuou a receber pensão de sobrevivência meio ano depois de se casar e suspendeu-a antes de integrar a lista de deputados.

De acordo com a revista, Dália Lima comunicou em março à Segurança Social que já não é viúva e suspendeu a pensão de sobrevivência, que recebia desde 2006, mas a verdade é que tinha casado há meio ano e estava em união de facto muito antes. Dália casou-se no dia 24 de outubro de 2024, segundo o assento de casamento depositado no Registo Civil de Braga (consultado pela SÁBADO), com alguém com quem estava em união de facto há alguns anos. Segundo o Estatuto das Pensões de Sobrevivência, “a qualidade de pensionista (…) extingue-se pelo casamento ou união de facto”.

Na sequência desta notícia, a candidata indicada pela concelhia do PSD de Viana “colocou de imediato o lugar à disposição”.

Em comunicado enviado Rádio Alto Minho, a Comissão Política Distrital do PSD de Viana do Castelo já veio a público “repor a verdade em relação a alguns fatores”, assegurando que Dália Lima está a ser alvo de “calúnias”.

“Dália Lima casou a 24 de outubro de 2024 e, no seguimento dessa união, após ter verificado que continuava a receber a pensão de viuvez, contactou a Segurança Social via e-mail dando nota da situação e pedindo para que o seu estado civil fosse atualizado e consequentemente a pensão de viuvez que recebia fosse cancelada. Ora, não recebendo qualquer tipo de resposta, voltou a contactar a Segurança Social em janeiro deste ano solicitando novamente a correção”, lê-se na nota.

“O PSD Alto Minho demonstra a sua solidariedade para com esta militante que viu a sua vida pessoal exposta publicamente sem que todos os factos tenham sido efetivamente bem comunicados”, acrescenta.

Agora, em terceiro lugar na lista de deputados do PSD pelo Alto Minho irá Manuela Carvalho, atual presidente da mesa da Assembleia de Secção do PSD de Viana do Castelo.

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade