Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Cartaz da Romaria d’Agonia está prestes a ser apresentado

Duarte Lago

30 Maio 2023, 16:40

Acessibilidade

Publicidade

Viana do Castelo vai conhecer o cartaz deste ano das Festas de Nossa Senhora da Agonia no dia 6 de junho. A cerimónia, agendada para as 18:00 horas, vai realizar-se no Teatro Municipal Sá de Miranda.

Este ano, recorde-se, há 130 propostas de 86 concorrentes.

Este concurso, que em 2023 passou a ter um prémio pecuniário de 1500 euros para o vencedor, é promovido desde 2011 pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela VianaFestas, permitindo que cada concorrente pudesse submeter até duas propostas.

Além da escolha do vencedor do cartaz oficial, está também prevista a exposição, no mês de agosto, no posto de informação das festas, das cinco propostas finalistas do concurso, enquanto as restantes poderão ser visualizadas na página www.festasdagonia.com.

As propostas de cartaz serão avaliadas de acordo com critérios como a eficácia da mensagem, cumprimento das regras do bem trajar e ourar, originalidade e criatividade, ou a qualidade técnica e estética, conforme prevê o regulamento do concurso, que estipula que a proposta vencedora será intitulada de “cartaz oficial” da Romaria de Nossa Senhora d’Agonia.

Ao concurso de 2022, então para a escolha do 110.º cartaz oficial ilustrado da Romaria d’Agonia, apresentaram-se quase 40 autores de Portugal, de França e do Brasil, com um total de 60 propostas.

A Romaria d’Agonia vai realizar-se em 2023, pela primeira vez, em nove dias de festa, de 14 a 22 de agosto, face à cada vez maior afluência, distribuindo os vários quadros já emblemáticos, e como forma de potenciar a atração turística de Viana do Castelo.

A devoção à Senhora d’Agonia iniciou-se em 1751, com a entrada da imagem na Capela do Bom Jesus. Em 1783, a Sagrada Congregação dos Ritos concedeu faculdade e licença para todos os anos se celebrar nesta capela, no dia 20 de agosto, uma Missa Solene, data que a cidade de Viana elegeu como Feriado Municipal e que se comemora desde então.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade