Carvalhal Procura Pausa para Reenergizar
05 Setembro 2024, 15:00
Acessibilidade
Publicidade
Depois de mais um quarto lugar na Liga Portugal, o Braga recorreu pela terceira vez ao antigo treinador Carlos Carvalhal, na esperança de finalmente quebrar o domínio dos quatro primeiros classificados. O primeiro jogo de Carvalhal foi a 15 de agosto, contra o Servette, na terceira jornada das eliminatórias da Liga Europa, e desde então a sua equipa jogou cinco vezes. Carvalhal espera agora pela pausa internacional para recuperar energias.
No início de cada campanha da Liga Portugal, o Braga está cotado para terminar entre os quatro primeiros da divisão nos mercados de apostas desportivas online, garantindo assim a passagem às pré-eliminatórias do futebol europeu na época seguinte. Esta temporada não foi diferente neste aspeto, mas depois de garantir a qualificação para a Liga Europa, e com quatro jogos disputados na Liga Portugal, a agenda lotada já se fez sentir.
Carvalhal, após o empate 0-0 do Braga na última jornada, frente ao Gil Vicente, deu a entender que ele próprio já está desgastado, principalmente por ter estado de férias e ter regressado ao Braga e ter sido imediatamente posto em ação, com a equipa a disputar seis jogos em pouco mais de trinta dias. Sugeriu ainda que, se ele está exausto, os seus jogadores também devem estar, visto que há semanas que jogam noventa minutos seguidos.
Podemos dizer que é uma decisão justa de Carvalhal, que conquistou a Taça de Portugal na sua última passagem pelo clube, na época 2020/21. Poucos ou nenhuns clubes da Liga Portugal já disputaram tantos jogos como o Braga esta temporada – dez no total, antes da pausa internacional, que permitiu um espaço muito necessário para respirar. A temporada do clube começou a 25 de julho, com o início dos jogos de qualificação para a Liga Europa, antes da renomeação de Carvalhal como treinador da equipa da sua cidade natal.
Mas Carvalhal terá de lidar com esta situação ao longo da época de 2024/25, uma vez que o Braga foi bem sucedido na sua tentativa de disputar a Liga Europa. A equipa vai, portanto, competir em várias frentes, com a Liga Europa a apresentar alguns jogos interessantes. Na fase de grupos, o Braga vai defrontar a AS Roma e a Lazio, da Serie A, bem como os gigantes gregos do Olympiakos, o último clube dirigido por Carvalhal.
Para além de disputar a Liga Europa, o Braga deverá terminar, no mínimo, em quarto lugar na Liga Portugal, mas com o objetivo de terminar mais acima, se possível. Na época passada, o clube terminou em quarto lugar, mas ficou a apenas quatro pontos do FC Porto, que ficou em terceiro, equipa com a qual o Braga perdeu na última jornada da época 2023/24. Durante a temporada anterior de Carvalhal no clube, o Braga registou dois quartos lugares.
Em 2024/25, o clube e Carvalhal sonham com um melhor resultado, sendo que mesmo um terceiro lugar será muito bem recebido por todos os que estão ligados ao Braga. Mas é o rigor do exigente calendário que constituirá o maior desafio, algo que Carvalhal já salientou nesta fase inicial da época. Encontrar uma solução será fundamental.