Centro Ciência Viva dos Arcos revela “Tesouros da Terra II” em nova exposição permanente
05 Novembro 2025, 11:50
Arcos de Valdevez celebra a ciência e o património geológico com a inauguração da exposição “Tesouros da Terra II”, que integra a notável “Coleção Silva Ferreira” e promove o conhecimento sobre a evolução da vida no planeta, com a participação de especialistas e um momento musical de excelência.
O Centro Ciência Viva dos Arcos – Oficinas Criatividade Himalaya – abriu as portas à sua nova e fascinante exposição “Tesouros da Terra II”. Inaugurada no passado dia 25 de outubro, esta mostra integra-se agora na exposição permanente de Minerais e Rochas “Coleção Silva Ferreira”, e tem como objetivo principal divulgar a beleza e o valor científico de alguns dos mais notáveis “tesouros” geológicos do nosso planeta, fomentando o conhecimento sobre as etapas cruciais da evolução da vida na Terra.
A sessão de abertura, que teve início pelas 15h30, foi marcada por um momento cultural de grande qualidade, com uma atuação do Grupo Coral dos Professores do Porto. Composto por cerca de quarenta elementos, o grupo presenteou o público com um repertório musical que viajou por sonoridades de diversas partes do mundo, criando um ambiente acolhedor e inspirador.
Olegário Gonçalves, presidente da Autarquia de Arcos de Valdevez, fez questão de enaltecer o trabalho exemplar realizado pelo Centro Ciência Viva dos Arcos. Na sua intervenção, reafirmou a importância que a ciência assume no concelho, destacando este projeto, a Branda Científica e a futura Quinta Ciência Viva como pilares fundamentais para o desenvolvimento científico e cultural da região. José Carlos Fernandes, diretor do Centro Ciência Viva dos Arcos, sublinhou a necessidade da “inquietação do encantamento pela ciência”, frisando que “sem Ciência não há futuro”.

O ponto alto da tarde foi a apresentação conduzida por José Silva Ferreira, que deu a conhecer uma seleção de amostras da notável coleção do Eng. Norberto Caria. Composta por 56 exemplares provenientes de diversos continentes, esta coleção possui um valor científico e estético excecional e passa agora a enriquecer significativamente o acervo expositivo e o património geológico do Centro Ciência Viva dos Arcos.
A programação prosseguiu com a conferência “Exploração de Recursos Naturais e Impacto Ambiental”, proferida pelo Professor Alexandre Lima, do Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O Professor abordou a complexa e crucial relação entre o aproveitamento dos recursos geológicos e a sustentabilidade ambiental, um tema de crescente relevância na atualidade.
O evento culminou num ambiente de convívio e partilha, acompanhado por um lanche que reuniu cerca de 60 participantes, entre entusiastas da ciência, autoridades locais e membros da comunidade.
Com a inauguração da exposição “Tesouros da Terra II”, o Município de Arcos de Valdevez, através do Centro Ciência Viva dos Arcos, reforça a sua missão de divulgar o património natural, científico e cultural. A iniciativa convida o público a descobrir os fascinantes segredos da Terra e a refletir sobre o papel vital da geociência na preservação do nosso planeta.
O Centro Ciência Viva dos Arcos convida toda a comunidade a visitar a exposição “Tesouros da Terra II” e a deixar-se inspirar pela extraordinária riqueza e complexidade do nosso planeta.

























