Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Centro Cultural de Paredes de Coura acolhe “II Encontro com Ciência”

Rádio Alto Minho

27 Março 2023, 10:40

Acessibilidade

Publicidade

O impacto da biologia e da química dos açúcares na saúde e doenças humanas, mas também ‘Oceanos: ecologia e conservação da biodiversidade marinha e costeira’, ‘Conservação dos recursos hídricos e Educação para o Desenvolvimento Sustentável’ ou a ‘Migração das aves limícolas’ são alguns dos temas que vão atravessar o II Encontro com Ciência - A Terra no Universo e Nós na Terra, que reúne a partir das 9h30 da próxima sexta-feira, 31 de março, no Centro Cultural de Paredes de Coura, reconhecidos académicos e comunidade educativa do Alto Minho.

‘Vulcões ativos e Gases poluentes: composição química, informação e monitorização na prevenção de risco vulcânico em várias partes do Mundo’ ou a ‘Exploração de lugares remotos: South Sandwich Islands, National Geographic’, bem como ‘Geodiversidade: um bem comum para todos’ são outros das comunicações em destaque, numa iniciativa desenhada para a procura do saber pelo que também vai abordar ‘A evolução da ilustração da vida aquática ao longo dos séculos’.

As comunicações desta sexta-feira estão a cargo de reconhecidos académicos como João Lages (University College London), Angelina S. Palma (Universidade Nova de Lisboa), José Brilha (Universidade do Minho), José Alves (Universidade de Aveiro), Maria Dias (Universidade Nova de Lisboa), mas também Mónica Maia-Mendes da ASPEA-Associação Portuguesa de Educação Ambiental e o ilustrador científico Nuno Farinha.

O II Encontro com Ciência – A Terra no Universo e Nós na Terra é uma iniciativa destinada a alunos, docentes e público em geral, dinamizada pelo Clube Ciência Viva na Escola, do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura, e Clube SOS Terra, com o apoio do Município de Paredes de Coura.

No sábado, 1 de abril, este II Encontro com Ciência prolonga-se com a ‘Apresentação e debate sobre As Energias do Mar e Hidrogénio: sua viabilidade’, com a participação de Tiago Brandão Rodrigues, Presidente da Comissão de Ambiente e Energia, Joaquim Gonçalves, Energia das Marés de Viana do Castelo (ADPL), José Pinheiro, Energia Eólica no Oceano – OceanWind, Daniel Ribeiro, Windfloat Atlantic e João Abrantes, Produção de Hidrogénio (ESTG/IPVC).

Paralelamente, o II Encontro com Ciência também envolve na manhã de sábado atividades destinadas a crianças/jovens, nomeadamente ‘Análises FQ em águas fluviais’, pelo Projeto Rios, ‘A brincar com a Física’, na Caixa dos Brinquedos (Espaço LEGO) e ‘Oficina Maker’, na Elevadora (Espaço Maker).

Programa

31 de março (sexta-feira)

9h30min – 10h30min:  O impacto da biologia e da química dos açúcares na saúde e doenças humanas, Angelina S. Palma, Universidade Nova de Lisboa.

9h30min – 10h30min:  Vulcões ativos e Gases poluentes: composição química, informação e monitorização na prevenção de risco vulcânico em várias partes do Mundo, João Lages, University College London.

11h – 12h:  Geodiversidade: um bem comum para todos, José Brilha, Universidade do Minho.

11h – 12h:  Exploração de lugares remotos: South Sandwich Islands, National Geographic, João Lages, University College London. (1º ciclo)

14h30min – 15h30min:  A evolução da ilustração da vida aquática ao longo dos séculos, Nuno Farinha, Ilustrador Científico

14h30min – 15h30min:  Migração das aves limícolas, José Alves, Universidade de Aveiro.

15h30min – 16h30min:  Conservação dos recursos hídricos e Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Mónica Maia-Mendes, ASPEA.

15h30min – 16h30min:  Oceanos: ecologia e conservação da biodiversidade marinha e costeira, Maria Dias, FCUL.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Carclasse (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade