Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Internacional

Cerveira na Eslovénia à procura de potenciar cooperação

Rádio Alto Minho

28 Maio 2022, 15:17

Acessibilidade

Publicidade

O presidente da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, enquanto coordenador do projeto internacional BRIDGE - Building Relationships Into a Democratic Goal for Europe, participou no III meeting internacional do projeto.

O encontro decorreu nos municípios transfronteiriços de Nova Gorica (Eslovénia) e Gorizia (Itália) e contou, ainda, com a presença da Alcaldesa de Tomiño, Sandra González.

No discurso de abertura, o presidente da Câmara  de Vila Nova de Cerveira, destacou o papel da Eurocidade Cerveira-Tomiño como “um exemplo claro da oportunidade e das potencialidades da colaboração transfronteiriça e das dimensões social, económica e cultural nas relações entre ambos os concelhos”.

“A articulação e colaboração em rede entre municípios sobre questões de interesse comum constitui um meio importante para o intercâmbio de boas práticas e garantia de uma cooperação mais sustentável, constituindo esta uma premissa do programa “Europa para os Cidadãos””, referiu Rui Teixeira, reforçando que “testemunharmos “in loco” os projetos conjuntos desenvolvidos por Nova Gorica-Gorizia é sem dúvida uma oportunidade, uma mais-valia para todos e uma fonte de aprendizagem, onde a fronteira não é barreira, mas sim uma oportunidade de potenciar projetos de maior dimensão, com ganhos de escala no impacto socioeconómico e na sustentabilidade”.

Os autarcas de Cerveira e de Tomiño aproveitaram o encontro para lançarem o desafio às cidades de Nova Gorica-Gorizia para estabelecerem uma geminação entre as duas Eurocidades, considerado o contexto extraordinariamente similar dos dois territórios e dos desafios que enfrentam.

Recorde-se que o Projeto BRIDGE é coordenado pelo Município de Vila Nova de Cerveira e é financiado pelo programa Europa para os Cidadãos, ação – Rede de Cidades. O consórcio do projeto é constituído por 11 organizações de 10 países e foi desenhado tendo em conta o contexto territorial – integração de organizações/municípios transfronteiriços. Com base nessa realidade geográfica, o consórcio partilha a mesma vontade de promover uma cidadania transfronteiriça e uma coesão social além-fronteiras. Esse impulso para a cooperação é concretizado através da abordagem a dois dos principais fenómenos que afetam a União Europeia: euroceticismo e xenofobia. Considerada a extensão destes problemas em toda a Europa, o consórcio terá a oportunidade de debater esses temas e propor potenciais soluções e/ou partilhar melhores práticas e experiências que cada delegação adota para enfrentar o fenómeno.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade