EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Internacional

Choque entre comboios na Grécia mata 32 pessoas

Rádio Alto Minho

01 Março 2023, 9:29

Acessibilidade

Publicidade

O choque entre um comboio de passageiros e um de carga, que ocorreu na terça-feira à noite no norte da Grécia, fez pelo menos 32 feridos e 85 mortos, disse fonte do Corpo dos Bombeiros do país.

“Pelo menos 32 pessoas foram encontradas sem vida até agora”, disse o porta-voz dos bombeiros, numa conferência de imprensa, afirmando que as operações de resgate ainda estão em curso.

Vários vagões descarrilaram e pelo menos três incendiaram-se após o acidente, que ocorreu pouco antes da meia-noite (22:00 de Lisboa) perto de Tempe, a cerca de 380 quilómetros a norte da capital grega, Atenas.

As análise iniciais apontam para erro humano, com os dois comboios a circularem na mesma via. No entanto, existe também a possibilidade de um dos comboios ter descarrilado e colidido com o outro que seguia numa outra via, de acordo com o canal de televisão grego SKAI TV.

Funcionários do hospital na cidade vizinha de Larissa disseram que pelo menos 25 pessoas apresentam ferimentos graves.

Foi lançado o alerta a várias unidades hospitalares de queimados da região, referiu o porta-voz dos bombeiros, acrescentando que dezenas de ambulâncias estão envolvidas nos trabalhos de resgate.

Equipas de salvamento, com lanternas presas na cabeça, encontravam-se a trabalhar entre nuvens de fumo espesso, retirando pedaços de metal dos vagões numa tentativa de encontrar pessoas encurraladas nos escombros.

“Foi uma colisão muito forte. Esta é uma noite terrível… É difícil descrever o cenário”, disse à televisão estatal o governador da região de Tessália.

“A parte da frente do comboio ficou destruída (…) Estamos a receber guindastes e equipamento de elevação especial para remover os escombros e levantar os vagões. Há destroços espalhados por todo o local do acidente”, acrescentou Costas Agorastos.

As autoridades disseram que o exército já foi chamado para auxiliar nas operações de resgate.

A operadora ferroviária Hellenic Train informou que o comboio de passageiros, que ligava Atenas à cidade de Tessalónica, no norte do país, transportava cerca de 350 pessoas no momento da colisão.

Os passageiros que sofreram ferimentos leves ou escaparam ilesos foram transportados de autocarro para Tessalónica, a 130 quilómetros do local do incidente.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade