Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Conhece esta ponte? Serve de travessia para peregrinos e fica em Valença

Rádio Alto Minho

24 Maio 2022, 13:58

Acessibilidade

Publicidade

A ponte da Veiga da Mira, em Valença, já está restaurada, recuperando a dignidade e imponência original, sobre o regato de Cerdal, em plena travessia do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

Segundo a autarquia, a intervenção constou do reposicionamento das guardas da ponte, bem como a estabilização de algumas lajes de suporte.

“Todas as juntas foram picadas e retificadas com argamassa própria. Na base da ponte foram retificados e reforçados os muretes / contrafortes de estabilização da estrutura. Toda a área envolvente mereceu uma intervenção de limpeza de fundo. A obra foi executada pela Junta da União de Freguesias de Valença, Cristelo Côvo e Arão e Junta de Freguesia de São Pedro da Torre e contou com o acompanhamento de técnicos da Direção Geral da Cultura do Norte e dos Serviços de Arqueologia do Município de Valença”, referiu o Município de Valença.

Esta ponte tem sido alvo de sistemáticos atos de vandalismo, nomeadamente os constantes derrubes e deslocações das guardas da ponte. Desta vez parte das guardas da ponte da Veiga da Mira foram danificadas e retiradas do seu local original.

A ponte da Veiga da Mira faz a ligação de São Pedro da Torre para Cristelo Côvo, é ponto de passagem da Ecopista do Rio Minho e do percurso do Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela.

A ponte é uma referência de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo e até do próprio concelho, pelo seu elevado valor patrimonial e de identidade cultural, tratando-se de um exemplar único de engenharia, de período medieval.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade