Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

De 5 a 8 de outubro! Festa do Pão vai mostrar as tradições em torno do ciclo do pão

Rádio Alto Minho

30 Setembro 2023, 13:00

Acessibilidade

Publicidade

De 5 a 8 de outubro, o Campo de S. Miguel, em Marinhas, acolhe a 14.ª Festa do Pão, evento que reúne as associações na ruralidade do final de setembro, marcado pelas vindimas e pelas colheitas.

Este evento, coorganizado pela Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra e pelo Município de Esposende, insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, decorrendo no âmbito do ESlocal, “Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos de Endógenos: Produtos de Esposende”.

Na Festa do Pão serão recriados os tempos passados, com desfolhadas a preencher os serões, na esperança de encontrar o milho-rei, seguindo-se o malho das espigas, as rusgas ao som das tocatas dos grupos folclóricos e os cantares ao desafio.

Durante quatro dias, as associações da freguesia de Marinhas darão a conhecer, e a provar, o que de bom há na cozinha tradicional portuguesa, em especial a ancestral arte de confecionar pão de milho.

Recriam-se momentos de antigamente, onde a agricultura determinava a vida quotidiana e assegurava o sustento das famílias, estando esta atividade umbilicalmente ligada a uma das profissões mais emblemáticas de Marinhas: as moleiras.

As moleiras percorriam a freguesia com as suas mulas, recolhendo o milho na casa dos lavradores que transportavam para a Abelheira, para ser moído nas azenhas ou nos moinhos, milho esse que era devolvido ao lavrador sob a forma de farinha, mediante o pagamento de uma maquia (percentagem de farinha que era o lucro das moleiras).

No lugar da Abelheira, onde o Município de Esposende procedeu à recuperação de três moinhos de vento e, recentemente, adquiriu o quarto, projetando para breve a sua requalificação, assim como outras ações que permitirão concretizar o Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira.

Na Festa do Pão celebra-se o ciclo do pão. Mãos experimentadas criam com arte e sabedoria pão e deliciosos bolos de carne e de sardinha para saborear.

A abertura do evento acontece no feriado de 5 de outubro, às 15h30, no dia 6, sexta-feira, estará de portas abertas das 19h00 à 1h00, nos dias 7 e 8, sábado e domingo, abre às 11h30, sendo que no sábado encerra à 1h00 e no domingo, às 22h00. No primeiro dia sobe a palco Joana D’Arc e no dia seguinte é a vez da Banda: SIGA A FARRA, ambos a partir das 22h00. No sábado, às 21h30 há Desfolhada e Malhada na eira, seguindo-se às 23h00, a atuação de Zé Manel MUSIC BOX.

No último dia, a animação decorre a partir das 15h30, com concertinas, seguindo-se o Festival de folclore com os Ranchos: Rancho Folclórico de Rio Tinto; Ronda de Vila Chã e Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães. A encerrar há Desgarrada, com Tatty e João Oliveira.

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Mais Optica
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Census – noticia

Publicidade

Rádio Alto Minho - L3W
Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade