EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Nacional

Dia das Pessoas com Deficiência assinalado pela GNR com ações em todo o país

Rádio Alto Minho

02 Dezembro 2015, 12:41

Acessibilidade

Publicidade

A GNR vai assinalar, na quinta-feira, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência com a realização de diversas ações de sensibilização em todo o país para promover “os direitos e garantias” destas pessoas. O anúncio feito hoje em comunicado.  A GNR refere que as ações de sensibilização são dirigidas à comunidade escolar, com o intuito de lhes transmitir valores no âmbito da cidadania relacionados com a não discriminação às pessoas com deficiência, a adoção de comportamentos no sentido de evitarem ser vítimas de crimes, e, aos seus cuidadores, para melhor compreenderem os objetivos do Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência.

Segundo a Guarda Nacional Republicana, estas ações têm origem no Programa de Apoio a Pessoas com Deficiência, criado pela corporação em 2014 e que visa promover “os direitos e garantias de condições de vida dignas às pessoas com deficiência”.

O programa procura envolver, de forma proactiva, “os cidadãos para atender, compreender, respeitar as necessidades e diferenças de cada um, permitindo a igualdade de oportunidades, e para prevenção de situações de negligência, violência e maus-tratos a pessoas com deficiência”.

A GNR realiza também, na quinta-feira, sessões de cinoterapia e hipoterapia em vários pontos do país, iniciativa que contribui “ativamente nos processos terapêuticos e de ensino-aprendizagem” das pessoas com deficiência.

Aquela força de segurança adianta que este é um “recurso terapêutico inovador, onde profissionais das áreas de psiquiatria, pedagogia, fisioterapia e psicologia contam com a ajuda de cães e cavalos que agem como coterapeutas e auxiliam os profissionais de saúde a trabalharem a fala, o equilíbrio, a expressão de sentimentos e a motivação”.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade