EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Desporto

Em Viana! Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI e II Encontro Nacional de Boccia DI

Duarte Lago

03 Julho 2023, 16:41

Acessibilidade

Publicidade

Nos dias 7 e 8 de julho, Viana do Castelo acolhe a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI e o II Encontro Nacional de Boccia DI, num duplo evento que acontece no Pavilhão Municipal José Natário, em jogos de entrada gratuita, num convite à participação dos vianenses e visitantes.

A Fase Final do Campeonato Nacional é promovida pela ANDDI-PORTUGAL, em colaboração com a APPACDM de Viana do Castelo e a Câmara Municipal de Viana do Castelo, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, com o apoio da Junta de Freguesia de Darque, da Escola Carteado Mena do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola e do Agrupamento de Escolas da Abelheira.

Para a Fase Final do Campeonato Nacional estão apuradas 18 equipas, sendo que cada equipa é constituída por 5 jogadores. Já o Encontro Nacional APPACDM – Viana do Castelo deverá contar com cerca de 27 equipas, sendo que 9 representam a APPACDM distrital e, dessas, cinco são do concelho de Viana do Castelo. No total, os dois eventos preveem mobilizar cerca de 300 pessoas, entre duas centenas de atletas e equipa técnica.

Na conferência de imprensa de apresentação deste duplo evento, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, destacou a importância da promoção do desporto adaptado e a “parceria profícua” com a APPACDM vianense ao longo dos anos, assinalando o facto de a instituição estar na organização de iniciativas “extremamente importantes no âmbito da Cidade Europeia do Desporto”.

Acima de tudo, desejo que os atletas se divirtam e convido os vianenses a estarem presentes porque a alegria destes atletas é contagiante, dando um exemplo a todos”, enalteceu.

O Presidente da ANDDI-Portugal – Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual, José Costa Pereira, frisou que o foco é “o desporto para todos” e explicou que o I Encontro Nacional de Boccia DI, organizado pela APPACDM de Viana do Castelo, foi o ponto de partida para a criação deste I Campeonato Nacional por parte da ANDDI.

As 18 equipas participantes no I Campeonato Nacional ultrapassaram quatro fases de triagem que envolveram mais de meia centena de equipas. Em Viana do Castelo, estarão equipas vindas de norte a sul do país, mais as equipas que integram o II Encontro Nacional.

O Presidente da APPACDM de Viana do Castelo, Luiz Costa, explicou que, das 18 equipas que estão na a Fase Final do Campeonato Nacional de Boccia DI, duas são da APPACDM, sendo que “um terço” das equipas participantes no II Encontro Nacional são de utentes da IPSS, “o que demonstra o empenho da APPACDM e a vontade dos jovens em participar”. “Têm muita vontade de aprender”, considerou.

Assim, sexta-feira, o II Encontro Nacional de Boccia DI acontece entre as 10h30 e as 14h30 e, de tarde, arranca a fase de grupos do Campeonato Nacional, que decorre até sábado.

O Vereador do Desporto destacou ainda o facto de a APPACDM de Viana do Castelo ter sido, ao longo da sua história, impulsionadora de novas dinâmicas e modalidades, como a orientação, o stand um paddle (SUP) e o Boccia, que a Câmara Municipal está já a introduzir no trabalho com os seniores.

Publicidade

Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade