Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Ensino de Mandarim já chegou a 1127 alunos do concelho de Braga

Rádio Alto Minho

01 Fevereiro 2023, 1:39

Acessibilidade

Publicidade

O projecto de ensino de mandarim, que advém de uma parceria entre o Município de Braga e o Instituto Confúcio da Universidade do Minho, está a ser implementado desde 2016 com recurso a aulas e dinamização de diversas actividades relacionadas com a Língua e a Cultura chinesas, visando promover a aprendizagem de uma das línguas mais faladas à escala mundial.

No ano lectivo 2022/23, 286 alunos de escolas públicas do Concelho de Braga beneficiam do projecto que começou com 80 alunos e cuja procura tem crescido substancialmente.

Desde 2016 a 2022, frequentaram as aulas de mandarim cerca 1127 alunos do Concelho.

Através deste um protocolo com o Instituto Confúcio da Universidade do Minho, o Município de Braga responde ao crescente interesse da comunidade em conhecer a cultura chinesa, contribuindo para o desenvolvimento intelectual das crianças.

A vereadora da Educação assistiu esta Terça-feira a uma aula de mandarim na EB 2/3 Trigal Santa Maria e salientou a importância de alargar a oferta do ensino da língua estrangeira na escola.

“Vivemos num contexto cada vez mais europeu e mundial nas nossas escolas. As crianças e jovens são cidadãos do mundo e é também nesta perspectiva global que enaltecemos o projecto de ensino de mandarim. É um projecto não só valoroso para os nossos alunos, mas também para as crianças e jovens chineses que frequentam as nossas escolas”, referiu Carla Sepúlveda, sublinhando que esta é uma forma de praticar inclusão e integração.

Este projecto, que abrange maioritariamente alunos do 2º ciclo de escolaridade, encontra-se a ser desenvolvido em 10 Agrupamentos de Escolas.

As escolas receptoras do projecto são a EB2/3 André Soares, Celeirós, Francisco Sanches, Frei Caetano Brandão, Gualtar, Lamaçães, Nogueira, Palmeira, Trigal Santa Maria e Real.

A introdução do mandarim como uma das opções de Língua Estrangeira proporciona aos alunos maior possibilidade de escolha, permitindo que iniciem (ou retomem) a aprendizagem da língua mais falada no mundo.

Segundo a vereadora, a parceria com o Instituto Confúcio tem sido fortalecida ano após ano, reflectindo-se num aumento considerável de alunos que frequentam a disciplina.

“Consideramos fundamental pensar na hipótese de aumentar a equipa de Professores a leccionar mandarim para que, assim, a oferta possa abranger mais turmas. Pretendemos de alargar o projecto a mais escolas, assim como estabelecer parcerias entre escolas de Braga e escolas chinesas, de modo que exista uma espécie de intercâmbio cultural”, concluiu Carla Sepúlveda

Recorde-se que a oferta de aulas de mandarim nas escolas do Concelho, consta do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga (2014-2026), desenvolvido pela InvestBraga. Esta é uma aposta do Município para diversificar a oferta educativa.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Óptica Cruz
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - VHC REMODELAÇÕES

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade