EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo celebra aniversário com desejo: “continuar a crescer”

Rádio Alto Minho

05 Maio 2022, 14:02

Acessibilidade

Publicidade

Celebração do 11.º aniversário da Escola Superior de Desporto e Lazer conta, durante o dia de amanhã, 6 de maio, com um Trilho de Desporto e Lazer e um Sarau Desportivo

Chamar a comunidade em geral para dar a conhecer as valências e as instalações do campus é o objetivo das atividades propostas para celebrar, amanhã, dia 6 de maio, o 11.º aniversário da Escola Superior de Saúde e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

“São 11 anos sempre em crescimento, um crescimento que tem sido consolidado e sustentado, mas que não termina agora até porque os desafios continuam”, assume Pedro Bezerra, o diretor da ESDL-IPVC.

Aumentar a oferta formativa, melhorar a capacidade de alojamento para alunos e docentes e ter um maior alcance junto da comunidade envolvente e científica são os desafios que Pedro Bezerra avança para os próximos anos.

O aumento da capacidade de alojamento da escola já deu “os primeiros passos” com a assinatura do protocolo, em finais de novembro do ano passado, entre o Município de Melgaço e a Movijovem. Esta foi uma das soluções encontradas para dar resposta à falta de alojamento para os estudantes da ESDL-IPVC.

Mas o Politécnico de Viana do Castelo está ainda a trabalhar “em mais soluções” para colmatar a falta de camas. O diretor da ESDL-IPVC evidencia aqui a reconversão e a ampliação da Escola Primária de Prado para disponibilizar alojamento aos estudantes.

“Já temos o financiamento aprovado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para avançar com a obra e aumentar para 21 camas o alojamento da ESDL-IPVC”, adianta Pedro Bezerra. Mas no sentido de “atenuar e muito” a falta de alojamento está ainda a ser trabalhada outra solução.

“A Comissão de Baldios da freguesia de Prado cedeu um terreno e estamos a trabalhar na possibilidade de se criar mais uma oferta de alojamento com 36 camas”, avança o diretor da ESDL-IPVC.

Outro dos desafios que a escola tem pela frente é o recém-criado Centro de Investigação SPRINT, que envolve professores e investigadores do IPVC, mas também de outras instituições.

“Este centro de investigação surge com a necessidade de “aumentar a interação com a região no sentido de monitorizar, avaliar e encontrar estratégias para criar hábitos saudáveis na população, dando assim resposta às necessidades existentes”, justifica.

Sobre o programa de aniversário da ESDL-IPVC, localizada em Melgaço, as comemorações começam às 15 horas com a receção dos convidados, seguindo-se, meia hora depois, o Trilho de Desporto e Lazer.

No final, por volta das 17 horas, cantam-se os parabéns com um alvarinho de honra. Ainda na noite do dia 6 de maio, a partir das 21h30, realiza-se um Sarau Desportivo da ESDL-IPVC, uma iniciativa que pretende dar visibilidade às práticas do curso de licenciatura em Desporto e Lazer assim como dar a conhecer e apresentar clubes e associações do distrito a toda a comunidade do IPVC e à comunidade de Melgaço.

O acontecimento tem como público-alvo toda a Comunidade envolvente ESDL, a Comunidade Académica do Politécnico de Viana, entidades locais (Melgaço) e a população em geral interessada em usufruir de um serão desportivo-cultural.

 

Publicidade

Rádio Alto Minho - Casa Peixoto
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - adam
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - UNIPVC – Candidaturas

Publicidade

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade