Quantcast
EMISSÃO ONLINE
OUVIR..
Regional

Esposende: Inauguradas obras de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio

Rádio Alto Minho

20 Novembro 2023, 10:23

Acessibilidade

Publicidade

Decorreu este domingo, dia 19, a cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Largo Rodrigues Sampaio e zona envolvente, no coração da cidade de Esposende. A intervenção representa um investimento de 1,6 milhões de euros, financiado em 80% pelo Norte 2020, através do PARU (Plano de Ação para a Regeneração Urbana).  

A intervenção pretendia tornar a sala de visitas da cidade mais atrativa e funcional, adaptando-a às vivências atuais. Foram melhorados os acessos, a circulação e o estacionamento, favorecendo as zonas pedonais e reforçando a arborização, e melhorando a relação do largo com toda a zona envolvente, principalmente com as ruas pedonais que aí entroncam. Contemplou ainda uma nova disposição dos canteiros, do mobiliário urbano e da iluminação pública, a eliminação de barreiras arquitetónicas, a criação de passadeiras e o alargamento da passagem que liga à Praça D. Frei Bartolomeu dos Mártires, que também foi intervencionada nesta empreitada.

“A par da questão estética e do desenvolvimento harmonioso, a intervenção foi pensada numa ótica de dinamização económica e turística, sem sacrificar a componente funcional do espaço, palco de excelência para a realização dos mais diversos eventos e espaço público privilegiado de encontro da cidade”, referiu o Presidente da Câmara Municipal. Benjamim Pereira reconheceu ainda que o prazo dos trabalhos foi excedido, agradecendo a compreensão dos moradores e dos comerciantes pelos incómodos causados.

O autarca referiu que, ao abrigo do PARU, foi possível concretizar a requalificação da Zona Central e o Campo de S. Miguel, em Marinhas, a Alameda do Bom Jesus, em Fão, adaptar o antigo quartel da GNR para Arquivo Municipal, em Esposende, e a Escola de Areia, em Apúlia, para Museu do Sargaço, e proceder à requalificação do Mercado Municipal.

No seu discurso, Benjamim Pereira aproveitou para criticar o sistema vigente em matéria de concursos públicos de empreitadas. O autarca defendeu que o município é muitas vezes vítima de processos de impugnação destes concursos, vendo o lançamento de empreitadas atrasar largos meses, com evidentes prejuízos e efeitos negativos. Frisando que o interesse público tem de imperar, disse ainda que é intenção do município exigir ser ressarcido caso se verifique a falta de uma justificação válida para a impugnação.

Afirmando que “Esposende é um território de excelência”, o Presidente da Câmara Municipal reafirmou a determinação em promover o desenvolvimento do território e aumentar a qualidade de vida da população, estratégia que assenta numa ótica de cooperação e não de competição com os demais municípios. Neste contexto, Esposende projeta com o Município de Barcelos a criação de uma zona industrial partilhada pelos dois concelhos, revelou Benjamim Pereira.

A cerimónia contou com a bênção das obras, pelo Arcipreste de Esposende, Padre Delfim Fernandes e uma performance teatral do GATERC – Grupo de Teatro Amador Esposende Rio Cávado evocativa de António Rodrigues Sampaio, ilustre jornalista e político português, natural de S. Bartolomeu do Mar (Esposende), que dá nome ao largo.

Cerimónia contou com a presença da comunidade local.

O presidente da CCDR-N, referiu que Esposende é um concelho “notável e atrativo”, com um aumento da população significativo comparativamente à generalidade dos municípios enquandrados no território da CIM Cávado. Para António Cunha, Esposende dispõe de todos os atributos para continuar a crescer e a fazer deste um território de “ainda mais excelência”, e, neste contexto, manifestou disponibilidade para colaborar nessa missão, numa altura em que estão em cima da mesa os projetos estruturantes do novo quadro de financiamento, o Norte 2030.

Na cerimónia, houve ainda espaço para o presidente da Junta da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, deixar o desafio à ACICE – Associação Comercial e Industrial de Esposende de apostar na dinamização dos espaços agora requalificados, tornando-os ainda mais apelativos. Mais oferta de habitação, a preços mais acessíveis, a par do cumprimento dos compromissos assumidos neste mandato, foram os pedidos expressos por Aurélio Neiva a Benjamim Pereira.

 

Publicidade

Breathe Viana

Publicidade

Rádio Alto Minho - CAMADA NOTICIAS
Rádio Alto Minho - Mais Optica
Rádio Alto Minho - Blisq Creative – Agência de Comunicação
Rádio Alto Minho - Casa Peixoto

Publicidade

Rádio Alto Minho - Hospital Particular 01
Rádio Alto Minho - Census – noticia
Rádio Alto Minho - Petropneus NOTICIAS

Publicidade

Rádio Alto Minho - Auto Valverde Geral
Rádio Alto Minho - L3W

Publicidade

Rádio Alto Minho - Rocha Pneus (noticias)

APP ALTO MINHO

APP - Rádio Alto Minho

Publicidade